Nova 01

Nova 01

Palestra sobre Olericultura auxilia no desenvolvimento pequenos produtores rurais


Produtores da região aprenderam técnicas de plantio de hortaliças para melhor resultado na colheita

Abrindo o calendário de palestras da 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) ministrou um curso sobre Olericultura Básica. O evento reuniu cerca de 70 pessoas no auditório Juca Machado.
A Olericultura é a área da horticultura que abrange o cultivo de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. De acordo com o gestor regional da Agerp, Humberto Nascimento, 80% da olericultura da região é praticada por micro agricultores.
“Hortaliças e grande parte da produção hortifrutigranjeira são de pequenos produtores, em especial o agricultor familiar, que também são nosso foco na Agerp. Estamos aqui para tentar ajudar, ensinar e aprender com todos eles”, ressalta Nascimento.
É o caso de Raimundo Alves Neves de 80 anos. Ele é um pequeno produtor da cidade de João Lisboa que está a 12 anos plantando alface, coentro, cebolinha, couve e pepino em sua pequena propriedade. Ele conta que vende a produção em feiras da cidade onde mora e até mesmo em Imperatriz. “Estou aprendendo muito aqui e tenho que aprender cada vez mais, trouxe até minha filha para me ajudar a pegar as dicas. Sempre trabalhei com roça, mas há 12 anos consegui um espaço só meu para fazer meus canteiros, onde luto até hoje”, relata Raimundo.
Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Renato Pereira, a tecnologia, o conhecimento e a informação são peças fundamentais para que o produtor tenha competitividade no mercado. “As palestras qualificam e levam informações atualizadas para esses produtores, para que eles desenvolvam um trabalho de qualidade e com maior lucratividade”, destaca.
Ainda nesta segunda-feira (6) está sendo realizada uma palestra sobre Controle Biológico no auditório Juca Machado, desde as 14h com entrada gratuita.




Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text