Nova 01

Nova 01

Lideranças nas organizações públicas no contexto atual

Lideranças nas organizações públicas no contexto atual: Qual o seu papel?


¹ Francisca Feitosa Oliveira (Francely)

A temática Liderança destaca-se no campo da Gestão. Geralmente associa-se a temática da liderança de pessoas á função administrativa, ou seja, a função de conduzir a organização orientada pelos objetivos institucionais. Na visão de Bergue (2010. P. 94) “Dirigir, implica fazer funcionar, por meio das pessoas, as estruturas e os processos organizacionais, balizados pelos objetivos e pelas metas estabelecidas na fase de planejamento”.

Nesse contexto, enfatiza-se a relevância da dimensão humana nas organizações e a relação laboral que devem ser priorizadas por parte do gestor \ líder, fazendo-se necessário que o mesmo desenvolva a capacidade de compreender os mecanismos e a dinâmica do comportamento humano, considerando suas particularidades nas organizações, principalmente no setor público. Nesse sentido, argumenta-se: como reconhecer as características do gestor \ líder nas organizações públicas?

Na concepção do autor, o poder e o conhecimento são condições para o exercício da autoridade perante aos subordinados. È interessante perceber que, o poder numa organização formal esta relacionado ao cargo e posições exercidas e o conceito de liderança é abrangente, sendo conhecidos pelas variadas leituras e análises, três estilos: autocrático, democrático e liberal (laissez – faire). Comparando os três estilos observa-se que, os líderes costumam adotar um determinado estilo de liderança de acordo com a situação e o perfil de seus liderados, não existindo um estilo melhor ou pior, mas, estilos mais ou menos adequados a determinados objetivos e ao respectivo contexto, momento ou situação. A eficácia da liderança esta diretamente relacionada á sua capacidade de adotar o estilo certo na ocasião certa. FHC no artigo intitulado: Liderança hoje aponta como aspectos fundamentais no exercício da liderança nos dias atuais: a comunicação e o convencimento em numa relação social. Para FHC a liderança requer habilidades como: flexibilidade, capacidade de ouvir o outro (pelo caráter relacional e democrático do mundo atual). Ressalta ainda, a questão dos valores e a determinação de perseguir objetivos. “Convencer quer dizer vencer juntos”.

Nesse contexto, compreende-se que, se faz necessário que o líder tenha uma visão holística, transmita confiança por meio do conhecimento da área que atua, reconheça, valorize seus liderados e der exemplos de: seriedade pessoal e profissional desse modo comunicando a dimensão técnica conferida pelo status normativo e pelo potencial da liderança.

Entende-se que as organizações públicas são pessoas que interagem através da relação laboral e se projetam na expressão formal e informal do organismo estatal. E o nível de desempenho institucional? Depende da qualidade das relações pessoais e de hierarquia. Nessa perspectiva argumenta-se: Qual o estilo das lideranças atualmente nas organizações públicas?



Reflexão

Liderar é comunicar, ouvir as partes interessadas

Informar as ações a serem realizadas que devem ser

D esenvolvidas e monitoradas durante o processo de

E xecução visando à melhoria contínua por meio da avaliação e

R eplanejamento dessas ações articuladas tendo como diretriz a implementação de Políticas Públicas.



G erenciar é mais do que determinar tarefas de rotina, exige

Envolvimento, comprometimento, reconhecimento e valorização do

Trabalho em equipe, bem como planejamento,

Organização, execução, avaliação e

Reconstrução de conhecimentos significativos, essas são algumas das competências de um líder \ gestor na atualidade.



1. Francisca Feitosa Oliveira (Francely) Professora e escritora


Especialista em Gestão Pública

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text