![]() |
Vereador Rildo Amaral |
Os vereadores Francisco das Chagas Alves de Brito, o vereador Chagão do PT, e Rildo Amaral, têm sido na Câmara duas vozes que, vez por outra, batem firme e evocam na tribuna questões relacionadas ao sistema de saúde de Imperatriz. Não foram poucas as vezes em que os dois, no seu mister, visitam os postos de saúde e principalmente o Hospital Municipal (Socorrão) considerada a vitrine da saúde municipal. Os dois terminaram por se legitimar, na Câmara Municipal, quando o assunto é saúde municipal.
Em entrevista, essa semana a uma emissora de rádio da cidade, Rildo Amaral, que é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, disse ter constatado que Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) já registra quase cem melhorias desde a chegada da atual secretária Conceição Madeira à Secretaria de Saúde. A evolução, segundo o vereadaor, passa pela chegada de equipamentos, condições de trabalho e quantidade de serviços prestados. “ Com isso toda a área da saúde vem melhorando de maneira gradual” disse o parlamentar..
Rildo Amaral, que por diversas vezes já criticou a saúde municipal declarou que é impossível não reconhecer os avanços na gestão Madeira “Notamos um grande esforço dessa gestão para tornar ainda melhor a qualidade dos serviços e as melhorias já podem ser sentidas. Temos visto os investimentos que tem acontecido. Para se ter uma idéia, em um ano da gestão da Dra. Conceição Madeira, nós já tivemos 92 melhorias no Socorrão. Imagine o que é pegar uma casa e melhorá-la em 92 itens. Mas, ainda não satisfeitos, Imperatriz, por meio do prefeito e da secretária, tem corrido atrás de recursos”, afirmou o vereador.
Evolução
O vereador lembra, ainda, dados da última gestão. Para ele, a evolução mais flagrante está na disponibilidade de exames. Rildo cita um exemplo. “Um dado interessante do governo passado é que Imperatriz atendia à população com apenas 20 ressonâncias [magnéticas]. Esse mês a Secretaria [Municipal] de Saúde disponibilizou 130. Um acréscimo de quase 600% em relação à demanda anterior”,
explicou.
VEREADOR CHAGÃO TEM O MESMO ENTENDIMENTO
Vereador Chagão tem o mesmo entendimento |
Outros municípios
Os vereadores Chagão e Rildo Amaral também concordaram ao falar sobre o atendimento a pacientes de outros municípios. Segundo eles, esse excesso de pacientes é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores da saúde pública de Imperatriz. “É como se eu tivesse a minha família, com cinco membros, e ganhasse três mil reais por mês para sustentá-la e, de repente, chagassem mais dez famílias, com cinco filhos cada uma, sendo que eu continuo com o mesmo recurso e o mesmo espaço para atendê-las”, exemplificou Chagão.
Para Chagão há uma “avalanche” de pacientes vindos de outros municípios que acabam impossibilitando um atendimento ainda mais eficiente aos moradores de Imperatriz. O vereador é testemunha ocular desta realidade. “Eu tenho visto, também, nestas minhas visitas, vans que vêm do Tocantins, chegam às 5h da manhã com pessoas que vêm de lá já com a receita médica, para receber medicamentos aqui”, lembrou.
Sobre as criticas sofridas pela saúde pública, o vereador Chagão garante estar satisfeito com o atendimento no Socorrão. Com base nos cerca de 17 mil atendimentos realizados mensalmente ele diz que, normalmente, casos negativos ganham mais repercussão. “Se o Socorrão atende a 17 mil pessoas, 16,985 mil pessoas são bem atendidas e saem satisfeitas. As 15 pessoas que não são atendidas da maneira como gostariam e, em alguns casos, sequer moram na cidade de Imperatriz, saem falando mal”, argumentou.
O vereador afirmou, ainda, que em caso de necessidade, prefere ser atendido na rede pública de saúde de Imperatriz que em qualquer hospital particular.
Recursos
Prefeito Madeira e a secretária de saúde Conceição Madeira |
Na última quinta-feira (12) o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; a secretária de Saúde, Conceição Madeira; e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Rildo Amaral, foram a São Luis participar de reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O Governo do Estado estuda a redução de recursos para a rede pública de saúde do município. Na reunião, o prefeito defendeu a manutenção da cota atualmente enviada ao município.