Nova 01

Nova 01

Seminário orienta profissionais da saúde sobre uso racional de medicamentos


A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por intermédio da Coordenação de Assistência Farmacêutica realizou na manhã de sexta-feira (13), no auditório da Semus, o I Seminário Municipal sobre o Uso Racional de Medicamentos. O evento teve como público alvo profissionais da área, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos.
O cerimonial convidou para compor a mesa o secretário adjunto de Saúde, Arnaldo Alencar; o presidente do CRF/MA, Ronaldo Pereira Filho, a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Josenólia Araújo Almeida, a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Vera Lívia Siqueira, a coordenadora de Saúde da Mulher, Graça Dantas e Arnaldo Zubioli, professor da Universidade Estadual de Maringá (PR).
Em seu pronunciamento, Vera Siqueira destacou ações da Assistência Farmacêutica, bem como, da importância do profissional farmacêutico para uma comunidade. Ela observou que o uso incorreto de medicamentos, constituiu-se em grave risco para a saúde das pessoas, “daí a importância desse seminário, para discutirmos essa questão de interesse de todos”, concluiu.
O presidente do CRF/MA, Ronaldo Pereira Filho, por sua vez, lembrou que Imperatriz está bem servida de bons farmacêuticos. Observou sobre a importância de uma correta medicação, ressaltando que o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão tem dado todo apoio “para que a população de nosso estado tenha um medicamento de qualidade”.
O secretário adjunto de Saúde, Arnaldo Alencar, inicialmente, justificou a ausência da secretária Conceição de Maria Madeira, a qual se encontrava juntamente com o prefeito Sebastião Madeira, na capital do estado, tratando justamente de assunto concernente à saúde.
Arnaldo Alencar elencou algumas dificuldades que a Semus tem em adquirir medicamentos com a “moeda SUS”. Destacou a importância do seminário, lembrando que pessoalmente acredita no SUS (Sistema Único de Saúde), ressaltando que o SUS no Maranhão está em colapso, mas acredita que faltam apenas pequenos ajustes para que tudo funcione normalmente.
Palestras – O professor Doutor Arnaldo Zubioli, da Universidade Estadual de Maringá (PR), Doutor em Ciências Farmacêuticas, proferiu a palestra “Uso Racional de Medicamentos em Doenças Crônico-Degenerativas”, enquanto o Professor Doutor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Doutor em Química/Ênfase em Controle de Qualidade de Medicamentos proferiu a segunda palestra com o tema “A Extensão universitária promovendo o uso racional de medicamentos na doença renal crônica e na terceira idade”.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text