Nova 01

Nova 01

Investimentos da Prefeitura de Imperatriz na agricultura familiar aumentam produção

Fotos: Josa Almeida (9163 4144)

ESTRADA DE 27 KM PODE TIRAR AGRICULTORES DO ESQUECIMENTO

Mesa farta!
No interior do município pequenos agricultores recebem sementes, horas de trator e assistência técnica, entre outros benefícios, da Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura. O resultado desse apoio é uma melhoria substancial no aumento e na qualidade da produção.
No último final de semana o secretário de agricultura José Fernandes, acompanhado do secretário de governo Hudson Alves, Comunicação Élson Araújo, Administração Iramar Cândido, Juventude Arnaldo Júnior e o adjunto da agricultura Hélio Gregório, estiveram no povoado Boa Vista, distante 40 quilômetros do centro de Imperatriz . Foram a convite dos moradores do povoado para comemorar o aumento da produção. Os secretários representaram o prefeito Sebastião Madeira que na ocasião estava em Brasília.
O Boa Vista é um dos recantos agrícolas de Imperatriz, assistidos Pela Prefeitura. Lá, a Secretaria de Agricultura desenvolve diversas ações de incentivo à produção. Na ocasião produtores agradeceram o apoio recebido e enalteceram a parceria com a Prefeitura.Aumento da produção
O município vem trabalhando junto com os agricultores para maximizar a produção de alimentos na região. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) faz o estudo e a reparação do solo para o plantio. Além disso, também são fornecidas sementes e equipamentos para os agricultores, com a intenção de fazer com que a produção cresça.
Outra preocupação da Seaap é o escoamento dos alimentos. A prefeitura vem trabalhando em uma estrada para auxiliar no transporte dos alimentos. Segundo o presidente da Associação dos Produtores do Povoado Praia Norte, José Souza, esta era uma das maiores dificuldades dos produtores da região.
“Quando produzíamos muito, não tínhamos para onde escoar. Hoje em dia, nós estamos perto de receber uma estrada, vamos ter formas de escoamento para Imperatriz ou para qualquer outra região”, explicou.

Agricultores comemoram


Os produtores da região plantam feijão, arroz, milho, mandioca e outros itens básicos do cardápio diário. Também é feita a produção de farinha na região. A idéia da Seaap é que estes produtores possam, em breve, ser absorvidos por um dos quatro Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) desenvolvidos no município. Os agricultores contemplados por estes programas recebem prioridade do município para o fornecimento de alimentos às creches, escolas municipais, restaurantes comunitários e à Casa do Idoso.
Segundo o agricultor José Alves dos Santos, o auxílio da esfera pública só chegou ao local nos últimos dois anos. Ele está confiante em colher bons frutos da parceria. “Nós estamos recebendo ajuda agora, depois que o secretário José Fernandes nos “descobriu” aqui. Agora estamos vendo as autoridades presentes aqui. Eu acredito que o nosso negócio vai progredir. Vamos ter resultados”, lembrou.
Na visita, José Fernandes deixou clara a sua satisfação com os resultados colhidos pela Seaap na região, mas lembrou que o trabalho deve ser contínuo e não se restringe à agricultura. “A produção, felizmente, esta crescendo com a ajuda da Secretaria [de Agricultura], mas o trabalho não para. Agora, estamos vendo a questão da estrada, da educação, da saúde, do esporte, de áreas gerais. Por isso, estamos visitando essa área com a presença de outros secretários”, esclareceu.

Presidente José Souza
O agricultor José Souza aproveitou para enaltecer o trabalho do secretário de agricultura e do prefeito Madeira. “O secretário José Fernandes é o melhor secretário de agricultura que Imperatriz já teve. Eu acredito que o prefeito também deve ser muito bom nessa área de agricultura, porque tudo que ele nos prometeu ele cumpriu. A nós eles nunca faltaram. Tudo que nós precisamos eles resolveram”.
A Seaap busca intensificar a parceria, incluindo esta região em um dos PAA desenvolvidos no município

Fotos: Josa Almeida (9163 4144)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text