Nova 01

Nova 01

Saúde municipal prossegue com campanha de vacinação contra gripe

Mesmo após o fim do prazo, dia 13, os postos vão permanecer oferecendo a imunização até o dia 30 Maio




A campanha de vacinação contra a influenza termina na próxima sexta-feira (13), por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai intensificar os esforços, durante toda a semana, para conseguir imunizar o maior número possível de pessoas. Mesmo com o fim do prazo inicial, os postos de saúde do município de Imperatriz permanecem vacinando contra a gripe até o próximo dia 30. A medida tem por objetivo atender pessoas que não conseguiram se vacinar no período da campanha e, também, dar a segunda dose às crianças.
A meta de Imperatriz, segundo a secretária Conceição Madeira é imunizar cerca de 36 mil pessoas entre crianças, gestantes e idosos.
Para atingir e meta, a Secretaria levou, em diversos momentos, a campanha de vacinação até a população, como nos casos da Casa do Idoso, quando a Semus possibilitou aos cadastrados no local a vacinação sem a necessidade de estes se deslocarem aos postos de Saúde. O mesmo procedimento foi feito no Lar São Francisco. Esta semana, a campanha será levada até as creches do município.


Dia "D" foi bastante concorrido
Outro evento importante durante o período foi a realização do Dia D, que aconteceu no último dia 30. Na ocasião, os Postos de Saúde do município ficaram abertos em horário normal. O objetivo era dar às pessoas que trabalham durante a semana a possibilidade de vacinarem a si próprios e seus filhos, por isso, a programação aconteceu no sábado.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Widerlânya Aguiar, explica qual o foco da campanha nesta reta final. “Estes três dias finais estamos intensificando a vacinação em todos os postos, em especial na gestante. Queremos que as mães se preocupem também com seus filhos, que estão para nascer. Depois do dia 13, vamos continuar [vacinando] nos posto de saúde até o dia 30. Já vacinamos em todos os abrigos de idosos do município e, agora, vamos para as creches”, garantiu.
A meta da campanha é vacinar 9.680 crianças de seis meses a menor de dois anos; 18.239 idosos acima de 60 anos; 4.007 gestantes e 3.800 pessoas da área de saúde que lida com o paciente, totalizando 35.726 doses.

Influenza
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.


Os vírus influenza são da família dos Ortomixovírus e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica, podendo sofrer mutações.
Apesar de considerada por muitos como uma doença “benigna”, a influenza é capaz de causar efeitos devastadores na população de um país. O seu controle exige uma vigilância qualificada, somada às ações de imunizações anuais, direcionadas especificamente aos grupos de maior vulnerabilidade, que incluem os idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores de saúde e gestantes. (Comunicação)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text