Nova 01

Nova 01

SAÚDE BUCAL

Dez mil pacientes são atendimentos nos CEO´s de Imperatriz nos primeiros quatro meses de 2010


Prefeitura garante atendimento em regime de plantão para quem buscar atendimento odontológico


Dra. Cleyjane - coordenadora CEO`s
Na atual gestão a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações nos CEO´s – Centro de Especialidades Odontológicas de Imperatriz. Nos quatro primeiros meses deste ano as duas unidades do CEO atenderam dez mil pacientes, segundo informa a coordenadora do serviço Cleyjane Araújo
Secretaria de Saúde, segundo Clayjane, mantém duas unidades de atendimentos especializados e ainda o atendimento na rede SUS/Atenção Básica que é o atendimento normal sem a necessidade de encaminhamento aos CEO´s.
Clayjane declarou á reportagem que as unidades ofereces os serviços de odontopediatria; periodontia; pacientes especiais; dentística especializada e próteses na unidade do Parque Anhanguera. O atendimento é prestado gratuitamente à comunidade, inclusive em regime de plantão.
Além do Complexo Anhanguera, de acordo com a coordenadora, o atendimento aos usuários do SUS também funciona em regime de plantão no CEO – Centro Especializado de Odontologia no bairro Três Poderes.
“Lá estamos atendendo em regime de plantão para atendimento de urgência e emergência da população de Imperatriz. Esse atendimento também é oferecido nas unidades de saúde Milton Lopes, no Bacuri, e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão” reafirmou Cleyjane.
De acordo com a coordenadora do CEO, a finalidade é diminuir a perca precoce dos dentes, em especial de algumas crianças que perdem os molares, num ato de descuido dos pais que às vezes pensam que é dente de leite e conseqüentemente a peca de dente. Ela explica que num passado bem próximo quando alguém sentia uma dor de dente já queria extraí-lo. Cleyjane disse ainda que com o apoio da Secretaria de Saúde – os clientes usuários do SUS estão recebendo todo atendimento necessário que a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde oferece.
“Hoje nos temos atendimento especializado nos dois centros de especializados disponibilizados pelo município. Isso faz com que os pacientes tenham um maior conforto e segurança e ainda faz com que eles percam de forma precoce os dentes.Cleyjane lembrou ainda que a assistência odontológica é um programa do Governo Federal – em parceria com a Prefeitura de Imperatriz. ”A saúde bucal é um dos programas que vem sendo tratado com carinho pela gestão Madeira, não sabemos em hora a dor dente chega e por isso resolvemos manter o atendimento em regime de plantão” disse Cleyjane.
“O paciente apresenta dor, busca o plantão do CEO para amenizar o sofrimento, sendo encaminhado posteriormente para especialidade”, relata.
No Parque Anhanguera, ela informa que o CEO funciona no horário das 07h às 17h. Já na unidade dos Três Poderes o CEO atende das 07h às 01h da manhã. “Temos dentistas todos os dias para atender a nossa população”, disse.

Como chegar ao CEO
O paciente que necessita de um atendimento normal deverá procurar um dos postos de saúde da atenção básica mais próxima da sua residência. No posto de saúde ele faz os procedimentos básicos (pequenas restaurações) e em seguida se necessário será encaminhado ao CEO – Centro de Especialidade de Odontologia.
Cleyjane disse à reportagem que mais de dez mil pacientes foram atendidos da rede SUS/de Odontologia de Imperatriz só este ano. “Mais de dez mil pacientes que necessitaram de um atendimento especial foram atendidos nos CEO`s, esse numero dobra quando adicionamos o atendimento normal e que não necessita de encaminhamento” disse Cleyjane.

Prioridades
A Prefeitura de Imperatriz preocupada com o trabalhador imperatrizense tem priorizado esse atendimento para quem não tem condições de ser atendido durante o dia. “Como temos pacientes que trabalham durante o dia, eles são atendidos das 18hs às 22hs, com tratamento de canal, dentística e outros.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text