Nova 01

Nova 01

CEREST participa de oficina com palestrante do Distrito Federal

Estratégia da Saúde da Família foi discutida com representantes da saúde da região



Considerado além das expectativas o encontro entre dos profissionais de saúde da região, realizado no último fim de semana no auditório da Secretaria de Saúde de Imperatriz. Estratégia da Saúde da Família (ESF) foi discutida com representantes da saúde da região em evento que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz.
A secretária Conceição Madeira, não pode participar do evento mais deu todas as condições para o evento pudesse ser realizado com a participação de profissionais de toda a região. O evento foi acompanhado pelo CEREST - Centro de Referência do Trabalhador, representado pela pedagoga Benta Lopes Silva.
O evento foi uma realização do Departamento da Atenção Básica em parceria com o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) e teve como palestrante o médico Raulê de Almeida.
Raulê de Almeida integra a equipe do Hospital Regional Asa Sul, em Brasília e tem dividido seus conhecimentos com a população em todo Brasil. A oficina em tela teve como tema “As Boas Práticas e Atenção Humanizada na Rede SUS”, e como público-alvo os profissionais da rede municipal de saúde e do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI).
Por telefone a secretaria de saúde explicou que a atividade tem como principal objetivo fomentar o debate no que tange aos desafios sobre a construção de um novo paradigma de atenção e assistência à saúde.
Benta Lopes Silva disse que o evento foi importante no sentido de cada vez mais difundir e fomentar conhecimentos entre os trabalhadores da saúde; o que significa uma atenção humanizada na rede de saúde no município de Imperatriz.
“E quando a gente trata do Hospital Regional estamos focando na atenção humanizada ao parto e o nascimento é uma mudança de comportamento que desejamos que aconteça, mas sabemos que não vai ser da noite para o dia, mas estamos trabalhando que a médio longo prazo isso começa a acontecer efetivamente em nossa cidade” garantiu Benta.
Benta ressaltou ainda que desde, 7 de junho do ano passado, o Hospital Regional esta dando o direito de livre e escolha da mulher em todas as situações, se optar em assistir o parto no bloco cirúrgico ele pode (marido ou alguém que ela queira), assim como nas enfermarias ou em qualquer outro setor.
Sobre o palestrante, Benta disse que foi de extrema importância uma vez que o trabalhador de Imperatriz passa a ganhar novos conhecimentos.
“Dr. Raulê é de Brasília onde acontece um movimento muito forte em defesa do parto normal, o parto natural, sem ser o parto cesariano que infelizmente é uma grande epidemia no Brasil. Muitos profissionais respeitados; Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde todas essas instituições constatam cada dia mais que o parto normal é muito mais saudável para o bebê, para mãe e para todos” disse Benta.
O médico palestrante disse que existe uma preocupação dos gestores em todo País em combater a mortalidade do bebê e da gestante. Ele ressaltou que países do primeiro mundo que já passaram por essa etapa em que esta passando o Brasil investiram centenas de milhares de dólares em equipamentos e tecnologias de ponta e mesmo com isso não conseguiram diminuir a mortalidade da mãe e do bebê, no entanto quando a atenção foi voltada para a qualidade de assistência e humanizada a partir do nascimento houve uma redução importante da mortalidade e da morbidade da mãe e do bebê. “O nosso objetivo é esse, uma pitada de vida; carinho, de amor e humização a gente pode últil a família salvando a vida da mãe e do bebê” disse . Raulê.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text