Médicos
da Oncoradium participam de ciclo de palestras sobre câncer de mama
O
objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade acerca da prevenção e
diagnóstico precoce da doença
Em comemoração ao mês
dedicado à luta contra o câncer de mama, médicos da Oncoradium participam de
ciclo de palestras sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da
doença. Como parte da programação do “Outubro Rosa”, este tema será abordado em
eventos para estudantes universitários, internos da Central de Custódia de
Presos da Justiça (CCPJ) e toda a comunidade.
As ações começaram no
primeiro dia do mês, ocasião em que profissionais da Oncoradium distribuíram o
laço rosa, símbolo da campanha em todo o mundo, para pacientes oncológicos e
acompanhantes. Além das palestras, estão
previstas ações que incluem a distribuição de material educativo, blitz, caminhada
e ‘pedalada’.
A inciativa é uma
parceria entre Oncoradium - Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer,
Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Unidade de Ensino Superior do Maranhão
(Unisulma) e Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina
(Ampare).
Caminhada
–
No dia 25, todos estão convidados para participar da “Caminhada e Pedalada
Outubro Rosa”. A concentração será na Praça Brasil. Com saída prevista para as
07h, o encerramento acontecerá na Praça de Fátima. Enfeite a bicicleta,
vista-se de rosa e apoie esta ideia.
Outubro
Rosa - O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam
o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos
que aparecem nesta faixa etária. O câncer de mama é a primeira causa de morte
de mulheres por tumor no país. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer
(Inca) estima um total de 57.120 novos casos da doença no Brasil. Entre os óbitos
por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas
cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Confira a agenda de
palestras sobre o câncer de mama
|
Data/ Horário
|
Local
|
Evento
|
|
07/10 (terça-feira) – 08h00
|
Auditório da Secretaria Municipal de Saúde
|
Palestra com o Dr. Gumercindo Filho
|
|
09/10 (quinta-feira) – 08h00
|
Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ)
|
Palestra com o Dr. Altieres Arruda
|
|
10/10 (sexta-feira) – 08h00
|
Unidade Básica de Saúde Vila Cafeteira
|
Palestra com o Dr. Gumercindo Filho
|
|
14/10 (sábado) – 08h00
|
Atenção Básica de Saúde na Av. Getúlio Vargas
|
Blitz Manhã da Beleza
|
|
16/10 (quinta-feira) – 08h00
|
Centro de Recuperação de Mulheres Casa de Ruth
|
Palestra com a Dra. Germana Zélia
|
|
16/10 (quinta-feira) – 16h00
|
INSS – Centro
|
Palestra com o Dr. Ricardo Nakamura
|
|
17/10 (sexta-feira) – 08h00
|
Unidade Básica de Saúde Vila Lobão
|
Palestra com o Dr. Altieres Arruda
|
|
21/10 (terça-feira) – 08h00
|
Unidade Básica de Saúde 1700 – Zona Rural
|
Palestra com Dr. Gumercindo Filho
|
|
23/10 (quinta-feira) – 19h00
|
Unisulma
|
Mesa Redonda com a Comunidade Acadêmica
|
|
24/10 (sexta-feira) – 08h00
|
Unidade Básica de Saúde Parque Alvorada
|
Palestra com a Dra. Germana Zélia
|
|
25/10 (sábado) – 07h00
|
Saída da Praça Brasil com destino à Praça de
Fátima
|
Caminhada e Pedalada Outubro Rosa
|
|
31/10 (sexta-feira) – 08h00
|
Unidade Básica de Saúde Conjunto Vitória
|
Palestra com Dr. Ricardo Nakamura
|

