Nova 01

Nova 01

Juiz Marlon Reis é indicado para Comenda Dom Helder Câmara

Juiz Marlon Reis é indicado para Comenda Dom Helder Câmara

Juiz Marlon Reis. Foto: Assessoria
Juiz Marlon Reis. Foto: Assessoria
JOÃO LISBOA-MA:  O juiz Márlon Jacinto Reis, um dos criadores do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), atualmente titular da 2ª Vara da Comarca de João Lisboa (MA), foi indicado para receber a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, concedido pelo Senado Federal.
A honraria é destinada a personalidades que tenham oferecido contribuições relevantes à defesa dos direitos humanos no Brasil.
A indicação partiu do senador e Presidente do Conselho da referida Comenda, Pedro Simon que viu no trabalho do magistrado uma importante contribuição aos direitos humanos e a todo cidadão. As ações de Marlon Reis, segundo o autor da proposta, foram fundamentadas na ética, na honestidade e no sentido do bem comum.
Desde a instituição da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em maio de 2010, já foram agraciados com a honraria nomes como Dom Pedro Casaldáliga, Ministro Carlos Ayres Britto, Manoel da Conceição e Dom Paulo Evaristo Arns.
A premiação acontece anualmente e é conferida a cinco personalidades durante sessão do Senado Federal, especialmente convocada para esse fim, no mês de dezembro.
HISTÓRICO DE MARLON REIS: Márlon Jacinto Reis foi um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, histórica conquista popular que visa melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do Brasil. No primeiro ano em vigor, a lei barrou mais de 900 candidaturas em todo o país.
Reis foi o primeiro juiz brasileiro a exigir divulgação antecipada dos nomes de doadores de campanha, através do Provimento 1/2012, que mais tarde veio a se tornar determinação nacional, promulgada pela então ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia.
Para facilitar o acesso à identidade de pessoas e empresas que financiam os candidatos, Reis aplicou a Lei de Acesso à Informação e incentivou severidade por parte de outros magistrados em outros estados.
Ainda em 2012, foi o único brasileiro indicado para representar o Brasil no Draper Hills Summer Fellows, encontro mundial sobre cidadania, direitos humanos e mobilização social que aconteceu no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Atualmente, junto ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), OAB, CNBB e o apoio de cerca de 100 entidades da sociedade civil,Reis mobiliza a sociedade em prol de eleições mais justas e democráticas, propondo uma reforma política e popular através do projeto “Eleições Limpas”.
Com informações da assessoria de Marlon Reis e edição do Blog.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text