Nova 01

Nova 01

Curso de Medicina da UFMA promove ação solidária no Lar São Francisco

A iniciativa buscou aproximar os acadêmicos na vivência com idosos da instituição de longa permanência

IMPERATRIZ - Com o intuito de aproximar o acadêmico das práticas diárias do cuidado com o idoso, foi realizada no último sábado (13) uma ação solidária do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, no Lar São Francisco, instituição de longa permanência para idosos em Imperatriz. A ação foi coordenada pela professora Cláudia Arrais, como atividade do grupo de extensão do curso, que tem como principal foco os idosos.

A partir de trabalhos propostos em sala de aula, os alunos inicialmente, pesquisaram e apresentaram conteúdos relacionados ao cuidado dos idosos, desde o estatuto às principais patologias, com o objetivo de fortalecer e capacitar os locais de vivências deste grupo social. A sensibilização tem um caráter de humanização é o que enfatizou a professora Cláudia. "Ao trazermos o aluno para este cenário, ele começa a ter uma visão mais abrangente e diferenciada. Assim, poderá conduzir na sua vida profissional e acadêmica uma forma mais humanizada, de acordo com a realidade de cada família e daquela população em que eles estão inseridos", frisou.

Os idosos assistiram a um momento musical, participaram da montagem da árvore de natal e trocaram experiências com os integrantes do projeto. O aluno do segundo período de Medicina, Agamenon Rodrigues Sena Neto, falou da importância desta iniciativa. "Este momento proporciona uma visão mais humanizada e centrada não só na doença, mas no bem-estar do idoso, em como estão vivendo e as medidas que podem ser feitas para melhorar a saúde deles. É muito gratificante vivenciar estes momentos", afirmou. O projeto também ofereceu um lanche para os moradores do lar.

O projeto reforça a temática da capacitação de cuidadores de idosos, em que os alunos aprendem em sala de aula as técnicas e os cuidados para prestarem de forma correta e os serviços aos pacientes acamados e debilitados, repassando, posteriormente, esses conhecimentos aos cuidadores. "No lar São Francisco, estes idosos acamados são totalmente dependentes e não conseguem realizar as atividades diárias sozinhos, como tomar banho, vestir-se e alimentar-se. Logo, requerem todos os cuidados e técnicas para prestar o cuidado da maneira mais adequada, para o seu benefício e do próprio cuidador", salientou Agamenon.

O Lar São Francisco é uma instituição que se mantém de doações da sociedade civil. Segundo um dos membros da coordenação, Francisco Pereira de Lima, a dedicação da universidade aos idosos do lar foi muito importante. "Quando são visitados, eles se sentem mais animados, felizes e recebem a visita como se fosse um parente que os tivesse visitando", destacou.

Márcio Victor do Nascimento, 75 anos, mora há cinco anos no lar. Ele demonstrou alegria com a visita dos alunos. "Vocês alegram a gente quando chegam, eu gosto das músicas, de conversar. Eu fui jovem e acho importante o jovem valorizar a gente e tenho o prazer de receber todos eles", ressaltou Márcio.

Para saber como fazer doações e quais os trabalhos desenvolvidos pelo Lar São Francisco, o contato é (99) 3524-3251. A instituição depende de arrecadações e entre os produtos que mais precisam, estão as fraldas descartáveis, de tamanhos médio e grande, leite em pó integral, alimentos como frango e produtos de limpeza.


-- 
Núcleo da Assessoria de Comunicação
UFMA - Campus Imperatriz

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text