Nova 01

Nova 01

UFMA realiza aula inaugural com turmas do mestrado em Ciência dos Materiais

UFMA realiza aula inaugural com turmas do mestrado em Ciência dos Materiais
Na ocasião foi dada as boas-vindas aos 12 novos alunos que compõem a segunda turma da pós-graduação

IMPERATRIZ - Foi realizada nesta terça (16) no auditório do campus Avançado da UFMA, a aula inaugural da segunda turma do mestrado em Ciência dos Materiais. Os alunos do curso conheceram os diversos departamentos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFMA (PPPG), com palestras ministradas pelo pró-reitor e os diretores da Pró-Reitoria.
A mesa de abertura foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFMA, Fernando Carvalho; o diretor do campus de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; o coordenador do mestrado em Ciência dos Materiais, Adenilson Oliveira dos Santos; a diretora do departamento de pós-graduação da UFMA, Tereza Cristina Rodrigues Santos; a diretora do departamento de apoio a projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos, Gilvanda Nunes e o diretor do departamento de pesquisa Alexandre Cesar Muniz.
O diretor Marcos Fábio destacou a importância da abertura de mais uma turma do mestrado. “É uma satisfação podermos iniciar mais uma turma do curso no campus, serve de desafio para que colaboremos e implantemos outros mestrados, consolidando a pós-graduação em Imperatriz”, enfatizou. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Paulo de Tarso Cavalcante, com o tema Espectroscopia Aplicada ao Estudo de Materiais. Ele que pesquisa sobre a Espectroscopia Raman aplicada aos materiais submetidos a condições extremas de pressão e temperatura, falou da importância dessa técnica ao tema dos estudos que os alunos trabalham no mestrado de Imperatriz.
Em seguida o Pró-Reitor, Fernando Carvalho, apresentou o Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da UFMA (PROQUALI) e explicou todo o funcionamento da pro – reitoria, destacando as formas de incentivo que os alunos pesquisadores têm para produzirem pesquisas de qualidade. Os diretores da PPPG mostraram as atividades desenvolvidas em seus setores e como é feito o acesso a cada uma delas.
O aluno da segunda turma, Pedro Alves Fontes Neto, que é formado em Física e atua como professor no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus de Açailândia, disse que a programação o ajudou a conhecer melhor o funcionamento dos programas de pós-graduação da universidade. Ele está desenvolvendo pesquisas sobre vidros e sua aplicabilidade na luz solar, uma das linhas de pesquisa do mestrado que trabalha na área de materiais.
Para o coordenador, Adenilson Oliveira dos Santos, é satisfatório iniciar a segunda turma da pós-graduação de um curso que iniciou timidamente, pois não é fácil fazer ensino, pesquisa e extensão. “Recebemos com alegria hoje 12 novos alunos que somarão, desempenhando pesquisas de qualidade na área dos materiais, utilizando equipamentos de excelência no nosso prédio de Biocombustíveis, prédio próprio do mestrado”, afirmou.

 Os alunos acompanharam atentamente todas as informações sobre o mestrado, que trabalha em diversas linhas de pesquisa voltadas a ciência dos materiais e referente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PPPG), além de tirarem todas as dúvidas em relação aos editais de apoio e incentivo a pesquisa, aos programas de Pós-Graduação Latu Sensu e Strito Sensu e projetos de pesquisa. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text