Nova 01

Nova 01

Projeto Calçada Ecológica orienta construção de calçada acessível




A participação da comunidade é fundamental no processo de padronização
Para solucionar o problema da falta de acessibilidade aos deficientes físicos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), desenvolve há três anos o projeto ‘Calçada Ecológica’.
De acordo com o Secretário da Sepluma, Cleto Vasconcelos, a padronização das calçadas é apenas uma das inúmeras ações em prol da organização urbana da cidade. “Essa é uma preocupação da gestão municipal, porém não depende apenas do poder público, precisamos do envolvimento maior da comunidade”, explica.
Cleto Vasconcelos lembra que é de responsabilidade do proprietário ou do locatário construir e manter as calçadas em bom estado de conservação. “Ao poder público cabe a execução e manutenção das calçadas de orlas, praças e canteiros centrais de avenidas. Para viabilizar esse processo, a Sepluma desenvolve ações de vistorias, acompanhamento de construções, notificações a construções irregulares e o trabalho educativo com panfletagens e palestras”.
De acordo com a coordenadora do projeto, Francilina Reis Nunes, a ação tem obtido resultados positivos. “Embora seja um processo silencioso, a população está abraçando o projeto, mas o trabalho de mudança e construção das calçadas em modelo adequado requer tempo e envolvimento de todos”.
Entre as calçadas que já atendem aos requisitos da acessibilidade, são exemplos o Shopping Popular, situado na confluência da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, com Rua Maranhão; o Colégio Dom Bosco, na Rua Pará, centro comercial da Feitinha do bacuri, a Clínica da Pele e Sistema Mirante, estas últimas situadas na Rua Alagoas.
A calçada acessível - A Sepluma orienta as dimensões para a calçada ideal: uma altura de 15cm acima do nível central da rua, área de serviço: 90cm (para rampas, canteiros, árvores, lixeiras), área livre para o pedestre de 1,50m, espaço para rampa de 60 cm, garagem (com nível elevado), residência ou comércio (com nível elevado), largura da rampa para cadeirante, 1,20m (inclinação de 8 a 12%), rampa de rebaixamento para cadeirante: 1,20m de largura, ladrilho hidráulico ou concreto (para piso).
Kayla Pacheco - ASCOM



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text