Nova 01

Nova 01

Defesa Civil alerta população ribeirinha em Imperatriz


  Parque de exposição está pronto para receber os possíveis desabrigados
                                                                                                         
            Se confirmar os números previstos pelos técnicos da hidrelétrica de Estreito, informados para a Superintendência de Defesa Civil de Imperatriz, o rio Tocantins pode alcançar nesta terça-feira (29), o nível de 7m acima do nível normal. Essa previsão preocupa a Defesa Civil que está alertando a população ribeirinha para o início da primeira enchente do ano.
            De acordo com o superintendente Francisco de Assis da Silva, o Chico do Planalto, esse nível as águas do rio Tocantins já começam a atingir moradores dos bairros do Cortume, Beira Rio, Caema e Leandra. “Isso sem falar nos moradores das proximidades de riachos e lagoas, que se enchem com as águas das chuvas torrenciais que caem sobre a cidade”, afirma Chico do Planalto.
            O prefeito Sebastião Madeira ordenou que se organizasse uma espécie de força tarefa formada pelos órgãos da prefeitura (Defesa Civil, Sinfra e Sepluma), em parceria com os órgãos de segurança, de maneira especial, o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiro e 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 Bis).
            Isso porque, caso os bairros considerados área de risco venham a inundar, caminhões, embarcações e homens, dessas unidades, principalmente do Exército Brasileiro, sejam cedidos para ajudar na retiradas dos ribeirinhos de suas casas, bem como, transportá-los para os locais designados pela prefeitura, transformados em alojamentos temporários.
            Na tentativa de prevenir que famílias fiquem desabrigadas, a Defesa Civil do Município realizou um cadastramento geral das mais de quatro centenas de famílias que residem nas consideradas áreas de risco. No cadastramento consta informações importantes como o número de membros da família, idade, sexo, se tem problemas de doença, para que possa dar continuidade ao tratamento sem oferecer risco para outras pessoas.
            De posse desse cadastramento, a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) iniciou o serviço de limpeza e reativação de energia e água dos barracões do Parque de Exposição, gentilmente cedidos pelo Sindicato Rural (Sinrural). “Estamos iniciando pelo Parque de Exposição, mas se precisarmos temos outros locais para alojamentos, de forma que ninguém vai ficar desabrigado”, garante Chico do Planalto.
Domingos Cezar
Legenda defesa civil – Eletricistas instalam rede de energia nos barracões do Parque de Exposição. (Foto: Divulgação)  

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text