Deputados estaduais (foto) Carlos Amorim e Valéria Macedo (PDT)
Desde o início do ano que o partido passa por uma reestruturação em todo o estado do Maranhão, onde as forças velhas, as novas e as noviças reformaram a totalidade das direções e comissões provisórias em praticamente todos os municípios do estado.
Em Imperatriz – segundo maior colégio eleitoral do Estado –, depois de muitas discussões internas, a composição da Comissão Provisória segundo dados registrados no TSE, ficou com doze membros, a saber: Carlos Antonio Lemos Amorim (Presidente) e os membros:
Dr. Marcos Aurélio |
A leitura política é no sentido de que a reestruturação do PDT em Imperatriz foi a mais expressiva em termos de quadros, desde que o partido aportou nas barrancas do Tocantins.
Além dos quadros existentes, vários nomes novos chegam ao PDT de Imperatriz, alguns com mandatos como é o caso dos vereadores Rildo Amaral e do Pastor Luis Gonçalves e outros sem mandatos como o advogado Marco Aurélio Gonzaga e superintendente da Defesa Civil de Imperatriz Chico do Planalto. O partido agora em Imperatriz ganhou dois vereadores com mandato e pré-candidatos a reeleição, além de vários outros pré-candidatos a vereador como Chico do Planalto, Ilfran Magalhães, Zé Moto Taxi, Valdinês Lima, Rubeny Brigida, este jornalista, Josevan Marques, Sultepa, Luizinho, Arnaldo Júnior, o publicitário Vitor da Mirante, entre outros.
Como se pode ver, em Imperatriz o PDT ganha quadros competitivos para candidaturas de vereador.
Pré-candidaro Chico do Planalto e outras lideranças. No que diz respeito à candidatura majoritária de prefeito, a possibilidade de candidato próprio depende de decisão pessoal do deputado Carlos Amorim, único quadro do partido que tem demonstrado este desejo.
Para a hipótese de reedição da aliança com o PSDB-PDT defendida por alguns pedetistas em Imperatriz, inclusive este escriba, o PDT ganha quadros à altura de continuar indicando o vice-prefeito, dentre os quais se pode destacar o próprio vice Jean Carlo, o advogado Marco Aurélio, que se encontra juntamente com sua mulher a deputada Valéria Macedo e o prefeito de Porto Franco muito afinados com o Prefeito Sebastião Madeira e que , seguramente, podem contribuir com os destinos da administração pública à exemplo das administrações exitosas de Porto Franco.
Fala-se também em Silvia Amorim, esposa do deputado Carlos Amorim, no empresário Fernando Antunes (ex-presidente do PDT) e agora mais recentemente tem ainda os vereadores pedetistas Rildo Amaral e o Pastor Luis Gonçalves em perfeitas condições de comporem a chapa majoritária com Madeira.
Como se pode ver, o PDT de Imperatriz tem vários pré-candidatos a vereador, vários pré-candidatos a vice-prefeito e apenas um pré-candidato a prefeito, que é o deputado Carlos Amorim. As pedras se movimentam, meticulosamente , no tabuleiro do xadrez político imperatrizense.
É aguardar o desenrolar do jogo político que apenas começou, mas que se supõe passará , inexoravelmente, pela força política dos pedetistas de expressão de Imperatriz e região, dentre os quais dois deputados estaduais, o atual vice-prefeito, dois vereadores de Imperatriz e um prefeito com liderança regional.