Nova 01

Nova 01

Sem título

Cabral sanciona reajuste salarial e anistia de bombeiros no Rio de Janeiro

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), sancionou nesta quarta-feira (29) a anistia administrativa aos bombeiros que invadiram, no começo de junho, o quartel central da corporação durante os protestos por melhorias salariais e também o reajuste à categoria. Os dois projetos foram aprovados ontem na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Cabral anunciou a sanção no microblog Twitter.

Ontem, os deputados aprovaram a anistia administrativa aos mais de 400 bombeiros que ficaram presos devido à invasão. Já a anistia criminal ainda está em discussão na Câmara dos Deputados. Os 439 agentes foram autuados em quatro artigos do Código Penal Militar e respondem em liberdade por motim, dano a viatura, dano a instalações e por impedir e dificultar saída para socorro e salvamento.
"A gente só queria ser ouvido", dizem bombeiros em Brasília Também foi aprovada nesta terça-feira a mudança no uso do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Funesbom). A partir de agora, 30% dele será usado exclusivamente para o pagamento de gratificações aos bombeiros. O Funesbom, recolhido a partir da taxa de incêndio paga pela população fluminense, reuniu R$ 110 milhões em 2010. As duas propostas que passaram hoje pela Alerj foram aprovadas sem nenhuma emenda, isto é, exatamente como fora apresentada pelo Executivo estadual.

"Vândalos"

Hoje, em entrevista à rádio CBN, Cabral classificou como “erro” ter chamado de "vândalos" os bombeiros que invadiram o quartel central.
“Os dois lados erraram: por falta nossa de diálogo com o movimento, do movimento, que errou ao radicalizar e entrar no quartel central, e eu também errei quando os chamei de vândalos”, disse.
Para Cabral, a anistia é uma espécie de “mea-culpa” dele em relação à corporação, a qual chamou de “muito querida” da população. Após a prisão dos bombeiros, milhares de pessoas foram às ruas do Rio em solidariedade aos presos; muitos eram funcionários de outros setores do funcionalismo público estadual.
*Com informações de Daniel Milazzo, no Rio de Janeir

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text