Nova 01

Nova 01

Bolsa família começa a cadastrar catadores de lixo

Sepluma e entidades comemoram resultados do trabalho desenvolvidos no Lixão


Catadores de lixo estão sendo cadastrados
Rubeny Brígida subsecretaria da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Lourdes Paiva Nogueira (C)– coordenadora do projeto Reciclando Vida e José Ferreira, da ASCAMARI comemoram os avanços na área social em Imperatriz.
Rubeny confirmou a reportagem que o coordenador da bolsa família em Imperatriz já deu inicio ao cadastramento dos catadores de lixo.
Jose Ferreira, o Zezinho, disse que as ações do município têm sido importantes para os catadores vez que a entidade desenvolve um projeto para beneficiar a categoria que comemora também o reconhecimento que a cidade faz hoje dos catadores de lixo.
José Ferreira disse que idéia nasceu do Movimento das Comunidades Populares (MCP) e a da Cáritas Brasileira (CB) que já vinham trabalhando no projeto há um ano.
“Juntamos as forças e fundamos a Associação, de inicio pensamos criar uma cooperativa, mas resolvemos dá esse primeiro passo com a Associação” comentou Zezinho.
A subsecretária da SEPLUMA – Rubeny Brígida, ressaltou que esse programa de apoio aos catadores de lixo também tem recebido um apoio incondicional das Cáritas Brasileiras em Imperatriz por meio da senhora - Lourdes Paiva Nogueira – que é coordenadora do projeto Reciclando Vida.
Por sua vez Lourdes Paiva disse que a iniciativa da Prefeitura de Imperatriz por intermédio da SEPLUMA- Secretaria de Planejamento Urbanismo e Meio Ambiente foi importante para conscientização da população. Segunda ela, em um Seminário realizado em Brasília, os palestrantes falaram da importância do projeto com o apoio dos poderes públicos.
“Já trabalhávamos juntos e a partir dessas iniciativas passamos a trabalhar mais próximos ainda” disse a coordenadora.
Lourdes falou ainda sobre a implantação do programa de Erradicação Contra a fome implantado pelo Governo Federal e desenvolvido pela – Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo ela o cadastramento dos catadores de lixo é um passo importante da Prefeitura de Imperatriz que busca a humanização do trabalho dessas pessoas
“Juntando SEDES, ASCAMARI, CÁRITAS e SEPLUMA não temos duvidas de que estamos no caminho certo” disse Lourdes Nogueira.
De acordo com Rubeny Brígida – esse trabalho foi implantado no inicio do segundo semestre da gestão do prefeito Sebastião Madeira e tem sido bem aceito pela população. “ Após uma reunião com todas as secretarias do Governo, elaboramos o projeto da Coleta Seletiva e colocamos em prática nossas idéias” disse.
Durante a implantação do projeto surgiram vários questionamentos, um deles, para onde destinar o material coletado, “daí foi que surgiu a idéia da parceria com o projeto Reciclando Vidas (Cáritas Brasileira), coordenado pela irmã Lourdes e em seguida a ASCAMARI – Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Imperatriz – entidade presidida pelo seu Zezinho” disse.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text