Nova 01

Nova 01

Ala de atendimento aos pacientes DST/AIDS é inaugurada

Socorrão Municipal

O hospital municipal vai disponibilizar 9 leitos aos portadores HIV

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nas dependências do Hospital Municipal, , solenidade de inauguração da “Ala de atendimento especializado aos pacientes HIV/AIDS, usuários deste Programa Municipal”, localizada no 1º Andar do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).
Para a coordenadora municipal do Programa DST/AIDS, Venúsia Ribeiro Milhomem, “pela primeira vez na história da saúde pública, o hospital municipal vai disponibilizar leitos para portadores de Aids, que terão, a partir de agora, um tratamento mais eficaz e, sobretudo, humanizado”. Ela garante que a iniciativa partiu do prefeito Sebastião Madeira e da secretária municipal de Saúde, Conceição de Maria Soares Madeira.
A a cerimônia de inauguração da ala de atendimento especializado foi comandada pela titular da Semus, a médica Conceição de Maria Madeira e contou com as presenças de secretários, coordenadores, vice-prefeito Jean Carlo, autoridades da área de saúde, além dos próprios beneficiados.
A ala foi recuperada com a instalação de um sistema de climatização que inicia em sua recepção. As três enfermarias foram dotadas ainda de frigobar, aparelho de televisor, entre outras coisas, objetivando um melhor conforto ao pacientes. De acordo com Venúsia Milhomem, a nova ala vai receber portadores de Aids, que porventura adquirirem as denominadas doenças oportunistas, a exemplo de pneumonia.
O Programa DST/AIDS atualmente funciona com um Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), instalado no Complexo de Saúde Pública, situado no Parque Anhanguera. O SAE, segundo a coordenadora, é composto por três médicos, uma assistente social, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma enfermeira.
Dra. Venuzia Milhomem
Venúsia Milhomem explica que o SAE possui uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) que faz a dispersão dos antirretrovirais e dos medicamentos para doenças oportunistas. A farmácia é totalmente informatizada através do Sistema de Controle de Medicamentos (SICLOM), sistema este on line com o Programa Nacional DST/Aids, bem como com o Programa Estadual.
A coordenadora explica que todos os pacientes devem estará cadastrados ao SICLOM, para que possam receber o devido tratamento e acompanhamento em qualquer parte do Brasil. Ela garante que a coordenação do Programa DST/Aids em Imperatriz atende cerca de 600 pessoas, muitas delas aqui residentes, mas grande parte oriunda de outros municípios e até mesmo de outros estados. (Comunicação)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text