![]() |
Vereador/presidente Hamilton Miranda |
Prefeitura concede reajuste salarial aos servidores efetivos do Magistério, da Saúde e da Gestão Orçamentária
O vereador Raimundo Costa Silva (PP) declarou que estranhou o comportamento dos professores em relação à aprovação do reajuste salarial [8%, acima da inflação] oferecido à categoria pela Prefeitura de Imperatriz. “A Câmara de Vereadores sempre esteve presente na hora de intermediar com o governo municipal”, disse.
Embora os ânimos estivessem exaltados, Raimundo Costa enalteceu a iniciativa do prefeito Sebastião Madeira que concedeu reajuste salarial acima da inflação. “A inflação foi de 6%, mas o prefeito reajustará em 8% o salário dos professores”, observa.
O vereador Joel Gomes Costa (PMN), líder do Governo na Câmara Municipal de Imperatriz, explicou que o governo Madeira concedeu “esse reajuste salarial acima da inflação”. “A Constituição Federal, no artigo 37, garante ao servidor a reposição salarial nos termos a inflação, sendo que, qualquer soma acima é parte de negociações”, ressalta.
Joel Costa assemelha que o governo municipal gasta atualmente 77% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) com o pagamento de servidores. “A lei determina que sejam gastos apenas 60%”, enfatiza.
Segundo ele, “se a prefeitura der um reajuste maior não conseguirá governar, ficando limitado apenas ao pagamento da folha de pessoal da educação”. “Os professores não têm os salários que merecem, pois sabemos que esse é um problema em âmbito nacional. Se for criado o piso salarial nacional, a maioria das prefeituras vai quebrar, pois não terão condições de pagar”, avalia.
O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PMN), o Chiquim da Diferro, enalteceu a iniciativa do prefeito Sebastião Madeira que concederá ainda esse mês reajuste salarial aos professores, acima da inflação. “Esse percentual de reajuste é considerado pequeno, mas para quem irá pagar (Poder Executivo) será elevado”, compara.
Chiquim da Diferro não descarta a possibilidade do gestor municipal conversar com os professores, para explicar a situação financeira do município que está no limite máximo ao conceder esse reajuste salarial aos professores.
Reajuste salarial é acima da inflação
Hamilton Miranda diz que Câmara cumpriu com seu papel
![]() |
Vereador Buzuca |
Ele reconhece a importância dos profissionais da educação e da saúde no processo de desenvolvimento de Imperatriz, mas conclamou os servidores a colaborar com o município que enfrenta dificuldades de ordem financeiras para conceder um aumento superior a 8%. “Nós entendemos que aumento concedido pelo município foi justo”, frisa.
O presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda, ressaltou que o legislativo cumpriu com o seu papel ao aprovar os projetos de leis que foram encaminhados pelo Poder Executivo. “Nós aprovamos ainda alterações em dois artigos [7° e 15°, da Lei n° 1.227/2007] que reformula o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do Magistério da rede pública municipal”, contou.
Hamilton Miranda esclarece que em virtude do tumulto, que impediu que os vereadores utilizassem a tribuna “Freitas Filho”, decidiu encerrar a sessão ordinária.