Nova 01

Nova 01

Popularidade de Obama sobe 11 pontos após morte de Bin Laden, diz pesquisa

Jornais destacam morte de Bin
A morte de Osama Bin Laden não poderia ocorrer em um momento mais oportuno para o presidente americano Barack Obama. Enfrentando críticas em diversas questões da política doméstica americana, Obama viu seu apoio popular subir após a operação que encerrou a procura pelo terrorista.

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo jornal "New York Times" em parceria com a rede americana "CBS", mostra que a popularidade do presidente subiu 11 pontos após o episódio. No total, 57% dos entrevistados disseram aprovar o desempenho de Obama. No mês passado, na mesma pesquisa, o presidente recebeu a pior avaliação de política externa de seu governo, com 46% dos entrevistados dizendo desaprovar a forma como ele tem lidado com os assuntos internacionais.
No entanto, o novo levantamento mostra que para 60% dos americanos a morte de Bin Laden deve aumentar o risco de ataques aos EUA. Apenas 16% afirmaram que se sentem mais seguros sem o líder da Al Qaeda.
Com relação à ocupação americana no Afeganistão, 60% dos entrevistados disseram que a morte do terrorista não encerra a missão dos Estados Unidos no país.
Mais de 50% disseram que desaprovam o desempenho de Obama nas questões domésticas, semelhante ao resultado da pesquisa realizada no mês passado.
Entre republicanos e indepentendes, Obama também aumentou sua aprovação. Entre os independentes, ele subiu 11 pontos chegando a 52% de aprovação, enquanto entre republicanos, a popularidade de Obama subiu 15 pontos, aprovado por 24% dos entrevistados.
Para 44%, a eliminação do líder da Al Qaeda mostra que os Estados Unidos e aliados estão vencendo a guerra contra o terror, número superior so 36% registrados em 2006 na mesma questão.
A pesquisa foi realizada por telefone nos dias 2 e 3 de maio, com 532 pessoas, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O aumento na popularidade de Obama foi maior que o de George W. Bush na época da captura de Saddam Hussein, em dezembro de 2003. Nas pesquisas, Bush subiu apenas oito pontos.
Na terça-feira, outras duas pesquisas divulgadas confirmaram o efeito de Bin Laden na popularidade de Obama. De acordo com uma pesquisa online Reuters/Ipsos divulgada ontem (3), 39% dos norte-americanos afirmam que sua avaliação sobre a capacidade de liderança do presidente Obama melhorou. Em outro levantamento, feito pelo Pew Research Center e pelo jornal "The Washington Post", 56% dos americanos disseram aprovar a atuação do presidente.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text