Nova 01

Nova 01

Jovens e adolescentes atendidos pelo CRAS

O programa vem dando oportunidade às pessoas de famílias carentes.




Dos mais diversos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), um tem atraído a atenção dos adolescentes e jovens face a implantação do ProJovem Adolescente, que é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retornou ou permanência dos adolescentes e jovens nas escolas.
Para a titular da Sedes, professora Miriam Reis, isso acontece por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. “As atividades devem abordar as questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem”, explica a secretária.
O ProJovem Adolescente tem como público alvo pessoas na faixa etária de 15 a 17 anos, de maneira especial adolescentes e jovens pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, ou que sejam egressos de medida socioeducativa de internação ou egressos de medida de proteção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O programa tem ainda como público alvo, adolescentes e jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); egressos ou vinculados a programas de combate à violência e a exploração sexual, jovens com deficiência, em especial, beneficiários do BPC e jovens que porventura estejam fora da escola.
Os beneficiários do ProJovem Adolescente adquirem conhecimento, desenvolvem capacidade para a vida profissional abrindo acesso ao trabalho. Estimula a participação na vida pública e possibilita o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolve conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas, além de contribuir para permanência do jovem no sistema educacional.
No programa são realizadas palestras e oficinas com base nos eixos estruturantes (convivência social, participação cidadã e mundo do trabalho) articulado com os temas transversais (juventude e saúde, juventude e meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos e socioassistenciais e juventude e trabalho), oficinas de teatro, dança, música, arte, capoeira, serigrafia e esporte.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text