Nova 01

Nova 01

EDUCAÇÃO


Universidade Aberta do Brasil realiza aula inaugural do curso de especialização em Educação do Campo em Imperatriz


Aula Inaugural
                O pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB),  em Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) realizou no último sábado (21), o 1º Encontro Presencial do curso de especialização em Educação do Campo da Rede Diversidade do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
De acordo com Francisca Noronha Lô, coordenadora do pólo UAB/ Imperatriz, este encontro tem como objetivos: Possibilitar a interação entre alunos e equipe pedagógica do curso, em especial, os tutores e professores dos módulos 1 e 2; Possibilitar aos alunos o conhecimento do AVA e de suas ferramentas; Orientar os alunos quanto aos conteúdos, atividades e estrutura e funcionamento do Curso; Identificar situações específicas de funcionamento do curso no polo que necessitem de intervenção.
            “Neste primeiro encontro acontecerá a integração dos alunos, treinamento no ambiente virtual do curso (www.avapg.ufma.b), entrega de material de cursos, apresentação de vídeo aula do Módulo 1 – Introdução ao curso e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, e Módulo 2 – Fundamentos e Princípios da Educação do Campo; e momento para atendimentos de situações especificas de cada aluno”.
            Francisca Noronha esclareceu ainda que durante este final de semana foram realizadas diversas atividades no pólo da UAB/Imperatriz; como: tutoria; avaliações presenciais dos cursos de Graduação em Pedagogia, Administração Pública, Filosofia e Formação Pedagógica; avaliação presencial do curso de Especialização Administração Pública Municipal e do  Curso de Especialização Materno Infantil.

O que é?
 
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.





Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
  1. Eudione Bezerra da Silva4 de agosto de 2011 às 16:43

    Olá meu nome é Eudione Bezerra, sou professora do nível fundamental no assentamento vale da serra em São Bento do tocantins, me formei recentemente em pedagogia e gostaria muito de fazer Pós-graduação em Educação no Campo. Como faço para conseguir uma vaga neste curso? Qualquer informação por favor entrar em contato pelo seguinte e-mail; eudionebezerra@gmail.com de já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text