Nova 01

Nova 01

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


Secretaria de Saúde começa hoje vacinação contra a raiva animal em Imperatriz


Dr. Paulo Henrique
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz inicia hoje (25) a campanha de vacinação contra a raiva animal, nas Vilas Conceição I e II e no povoado 1.700. O objetivo é vacinar cerca de 34 mil animais, sendo 22 mil cães e 12 mil gatos. As vacinas também serão disponibilizadas nos povoados Olho D’Água, Coquelândia, Petrolina, São Felix, Lagoa Verde, Centro Novo, Camaçari e Bom Jesus.
Inicialmente, a campanha irá contemplar a zona rural de Imperatriz. O “Dia D” acontece no dia 11 de junho, quando serão instalados postos de vacinação em todos os bairros da zona urbana do município, totalizando 40 postos, que funcionarão das 8h às 17h. O procedimento também pode ser feito no Centro de Zoonoses, a partir de hoje.
O município de Imperatriz não registra um caso de raiva humana há quase 20 anos, o último ocorreu em 1992. No caso da doença em animais o município também tem saldo positivo. Em 2010 apenas dois animais foram contaminados pelo vírus. Este ano, até o momento, nenhum caso foi registrado.
Apesar dos bons números, o coordenador do Centro de Zoonoses de Imperatriz, Paulo Henrique, lembra que cuidados preventivos são indispensáveis para manter a doença sob controle. “Nós temos que ficar sempre vigilantes, fazendo campanha e informando a comunidade porque, uma vez infectado, tanto o ser humano quanto o animal vão morrer. A única maneira de evitá-la é vacinando os animais”, explicou.
A campanha de vacinação contra a raiva estava prevista para ser iniciada somente em julho, mas acabou sendo antecipada, devido a uma ocorrência de raiva humana no município de Paço do Lumiar, registrado em fevereiro.
No período da campanha, todos os proprietários de cães ou gatos com mais de três meses de idade devem levar seus animais aos postos de para receberem as doses da vacina. Em Imperatriz, o Centro de Zoonoses terá o apoio do Exército e dos acadêmicos dos cursos de Biologia (Unisulma), Zootecnia (Facimp) e Veterinária (Uema), além dos agentes de endemias e agentes de saúde do município.
O Centro de Zoonoses é mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz mas, devido à carência de outros municípios, também atende a Senador La Rocque, João Lisboa, Ribeirãozinho, Governador Edson Lobão, Porto Franco e Estreito.

Box
Calendário da Campanha
Data
Local
25 de maio
Vila Conceição I, Vila Conceição II e povoado 1.700
28 de maio
Olho D’Água, Coquelândia, Petrolina e São Félix
4 de junho
Lagoa Verde, Centro Novo, Camaçari e Bom Jesus
11 de junho
Todos os bairros da zona urbana de Imperatriz

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text