Nova 01

Nova 01

Dr. Pádua: “Vamos fazer um mandato a serviço do povo”

Dr. Pádua

O deputado estadual Dr. Pádua (PP) é uma das grandes promessas dessa nova legislatura do parlamento maranhense.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, Dr. Pádua preside a importante Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e promete tornar a comissão num espaço de discussão sobre os principais problemas enfrentados pelo sistema de Saúde do Maranhão.
Nesta entrevista, Dr. Pádua fala sobre a experiência de ser deputado, suas propostas de trabalho para a Comissão de Saúde, criação do estado do Maranhão do Sul e sobre a interiorização das ações governamentais como instrumento para melhorar os serviços prestados pelo Governo do Estado.

Dr. Pádua, como está sendo a experiência de deputado estadual?

Diferente. Confesso que esses primeiros cem dias de mandato serviram como uma espécie de adaptação, pois é mundo muito diferente daquele que eu conheço que é a Medicina. Mas estou me adaptando bem.

É possível fazer alguma coisa em favor da população na condição de deputado estadual?

Claro. No parlamento não podemos prometer obras, pois isso é função do governo, do Poder Executivo. No entanto, é possível fazer leis que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos maranhenses, fiscalizar o governo para que cumpra o orçamento e faça as obras etc. Nós, deputados, também podemos trazer para a Assembleia Legislativa o debate sobre os problemas que afetam a população no sentido de encontrar possíveis soluções ou sugerir ao governo medidas para superar esses problemas.

O senhor está no seu primeiro mandato, mas já presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. Isso aumenta a sua responsabilidade não é mesmo?

Sem dúvida. Minha experiência na área da saúde ajudou muito, mas não posso negar que as articulações políticas e o meu partido ajudaram também. A Comissão de Saúde é das mais importantes do parlamento, então temos a obrigação de fazer um excelente trabalho enquanto presidente.

O que o senhor está planejando fazer enquanto estiver no comando dessa Comissão?

Em primeiro lugar, fazer com que ela funcione efetivamente, que seja um espaço para se discutir e propor melhorias para sistema de saúde do estado. Em segundo lugar, queremos estabelecer um calendário de atividades da Comissão, ou seja, realizar uma série de ações abordando temas importantes sobre a saúde no Maranhão. Enfim, nossa proposta é dá dinamismo para a Comissão de Saúde, e o presidente Arnaldo Melo está apoiando esse nosso projeto.

O senhor é um dos defensores da bandeira do Maranhão do Sul. Como o senhor está vendo essa discussão?

Realmente sou um defensor da criação do Maranhão do Sul e estarei pronto trabalhar nesse sentido. Contudo, tenho dito que enquanto esse novo estado não é criado temos que tratar das questões do estado que já existe, ou seja, do Maranhão como um todo, considerando toda a sua diversidade de regiões.

O senhor também tem defendido a interiorização das ações do governo. O que significa isso?

Veja bem. O Maranhão é um estado que possui grande extensão territorial, contribuindo para que muitos municípios não sejam atendidos pelo poder público de forma satisfatória. Nesse sentido, penso que o governo deve apostar na descentralização administrativa e interiorizar as suas ações na Educação, Saúde, Segurança, Infra-estrutura etc. Por isso que o debate sobre a regionalização da Saúde ganhou relevância, mas isso tem que acontecer com as demais políticas públicas.

Deputado, o que a população pode esperar do seu mandato?

Trabalho, muito trabalho. Não tomei a decisão difícil de deixar a minha profissão de médico para chegar ao parlamento e não mostrar serviço. Quero contar, inclusive, com a participação do povo fazendo sugestões, contribuindo, criticando, enfim, meu mandato será participativo. Quero um mandato a serviço da população, principalmente do meu querido povo da Região Sul do estado.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text