Nova 01

Nova 01

Depois do Pará, plebiscitos podem ocorrer no MA, PI e BA

Deputados federais se movimentam para aprovar a consulta popular para os seus Estados também.


Blog do Jorge Aragão


SÃO LUÍS - O Estado do Pará saiu na frente, mas, agora, alguns políticos já se movimentam em Brasília para a divisão de mais três Estados – Maranhão, Piauí e Bahia.
No início do mês, a Câmara Federal aprovou a realização de uma consulta popular sobre a criação de dois novos Estados com a divisão do Pará. Além do Estado do Pará, a divisão criaria outros dois: Carajás e Tapajós.
A movimentação, agora, é para aprovar consultas populares no Maranhão, Bahia e Piauí. A possibilidade de aprovação de plebiscito é muito grande, pois pelas informações existe um “acordo recíproco” entre deputados federais dos Estados interessados.

Maranhão
Para a divisão do Maranhão, o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) já apresentou requerimento para que o projeto sobre um plebiscito sobre a criação do Maranhão do Sul fosse votado em plenário.
A apresentação foi no dia seguinte à aprovação pela Câmara Federal da realização da consulta sobre a divisão do Pará. Escórcio foi favorável ao plebiscito sobre a divisão do Pará e apóia a realização de outras consultas populares.
O Maranhão do Sul teria 49 municípios, mas o número pode mudar, pois, atualmente, o prazo para a criação de novos municípios está aberto na Assembleia Legislativa.

Piauí
No vizinho Piauí, a expectativa é da criação de um novo Estado que se chamaria Gurgueia e teria 87 municípios, todos do sul do Piauí. O deputado César Lima (DEM-PI) acredita na aprovação do plebiscito.
“Ajudamos os líderes do Pará a aprovar o requerimento deles e eles vão nos ajudar com o nosso”, afirmou e confirmando a possibilidade de um “acordo recíproco”, afirmou.

Bahia
O deputado Oziel Oliveira (PDT-BA) divulgou nesta semana que vai apresentar uma proposta de plebiscito sobre a separação da Bahia. A intenção é criar o Estado do São Francisco. O novo Estado teria 35 municípios da Região Oeste da Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text