Nova 01

Nova 01

Termina hoje º Seminário Regional de Segurança no Trabalho

O prefeito Sebastião Madeira participou da abertura do Seminário sobre Segurança no Trabalho, no auditório da Semus



Imperatriz – Será encerrado hoje o 1º Seminário Regional de Segurança no Trabalho. A informação é da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Roselis Alves Carvalho dos Santos. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O seminário foi aberto ontem e contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira e da secretaria de saúde Conceição Madeira. O prefeito destacou a iniciativa do Cerest pela realização do  evento  afirmando ser o mesmo bastante oportuno.
Para o prefeito é importante pensar aa saúde  do trabalhador como algo permanente e que  sua gestão sempre apoiará ações como essa. 
Segundo Roselis, o seminário discute temas importantes sobre saúde, ambiente saudável e segurança no trabalho: construindo pontes para uma relação possível e necessária. O evento que começou ontem 24, e termina hoje. Os palestrantes iniciam discussões a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Roselis Carvalho assinala que o seminário objetiva contribui com o debate, reflexão e direcionamentos relacionados às condições e perspectivas de trabalho no século XXI, sustentabilidade ambiental e a segurança dos processos laborais; formentou a discussão e estudos acerca dos implicadores: precarização do trabalho, co-responsabilização, justiça ambiental e a segurança nos processos produtivos; publicizar conceitos, estudos e reflexões críticas sobre as ações voltadas para a vigilância e saúde do trabalho, segurança e ambiente saudável, e formentar a discussão e compromissos coletivos entre gestores e trabalhadores que resignifiquem e valorizem o cotidiano laboral.
Na quinta-feira o tema discutido foi a “Precarização social: degradação do trabalho e da saúde”, proferida por Tânia Maria de Almeida Franco, graduada em ciências econômicas e medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela também é mestre e doutora em ciências sociais pela UFBA. “Ela (Tânia) tem experiência em pesquisa, ensino e extensão na área da Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes domínios: trabalho e saúde, meio ambiente, organização do trabalho, terceirização e precarização do trabalho”, disse.
“Um novo olhar sobre a ergonomia das atividades” foi ministrado por José Jackson Marçal Filho, graduado em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado e mestrado em Ergonomia pela Conservatoire National dês Arts et Metiers.
Programação de hoje

Hoje (25), a partir das 9hs, será discutido durante o seminário o tema “Segurança e organização no trabalho”, com o conferencista Alexandre Polli Beltrami, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade São Francisco (USF), com pós graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho; Higiene Ocupacional, pela Universidade de São Paulo (USP) e Direito Sanitário pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Já o tema: “O papel do Ministério Público do Trabalho na área de saúde e Segurança no Trabalho” será proferida pelo procurador do Trabalho 16ª região (Imperatriz-MA).
Das 14h às 16h será ministrada a palestra “Saúde, Trabalho e Ambiente: um convite a uma nova Cosmovisão (e a novas práticas!)”. A palestra será ministrada por Raquel Rigotto, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Medicina do Trabalho pela Fundacentro, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text