Ana Beatriz Rosa
© Ricardo Moraes / Reuters
Uma pistola foi furtada durante a maior feira militar da América Latina, a LAAD, que acontece no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (2).
O incidente ocorreu pouco antes da cerimônia de abertura da feira. A arma estava exposta no estande da empresa italiana BDT.
De acordo com a assessoria do evento LAAD Defence & Security, a pistola furtada é do modelo APX Compact, de 9mm. A arma custa cerca de 400 euros, o equivalente a R$ 1,7 mil.
Estavam presentes no evento o presidente em exercício, Hamilton Mourão, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella. A empresa confirmou que a arma estava desmontada e não é capaz de efetuar disparos.
“Podemos confirmar que uma pistola que não funciona foi removida de um estande na LAAD Defence & Security 2019 pouco antes da abertura da exposição hoje. As autoridades militares responsáveis pelo licenciamento de armas de fogo na LAAD foram informadas e compareceram imediatamente ao local do incidente. Estamos ajudando as autoridades relevantes em suas investigações”, diz a nota publicada pela assessoria da LAAD.
O Exército brasileiro é responsável pelo controle da entrada dos armamentos no local. De acordo com o porta-voz, ainda não foi possível localizar o criminoso responsável pelo furto.