Fonte: ESPN
Agora é oficial.
Depois de meses de especulação, Andrés Iniesta confirmou, nesta sexta-feira, que sua carreira no Barcelona chegou ao fim.
"Esta coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é minha última aqui", disse Iniesta, emocionado.
"É uma decisão muito pensada, comigo mesmo, com minha família. Entendo que depois de 22 anos aqui, sei o que significa ser jogador desta equipe, a melhor do mundo", seguiu o meia, em entrevista que teve presença do elenco do Barça. "Sendo honesto comigo e com o clube que me deu tudo, entendo que minha passagem acaba este ano."
"O clube merece o melhor de mim e acho que, no futuro próximo, não poderia dar o meu melhor em todos os sentidos. Se eu pudesse imaginar uma forma de encerrar minha carreira aqui, seria assim. Sendo útil, importante, titular e com a chance de ganhar títulos."
Agora com 33 anos, Iniesta está no clube há quase duas décadas - são 18 anos como profissional, 22 no total, com 670 partidas disputadas e 57 gols marcados com a camisa blaugrana.
Ao final de seu pronunciamento, o meia agradeceu e recebeu longos aplausos de todos que estavam na coletiva.
Perguntado sobre seu futuro, Iniesta disse que a definição será feita ao fim da temporada.
"As coisas ainda não estão fechadas ou confirmadas. Já disse que nunca competiria com meu clube. Mas no final da temporada saberemos o lugar onde vou jogar."
O meio-campista, autor do gol que deu o título da Copa do Mundo de 2010 para a Espanha, assinou contrato vitalício com o clube catalão em outubro do ano passado. Mas o vínculo possui uma cláusula para encerramento em comum acordo. Algo que será feito para que Iniesta possa, provavelmente, se transferir para o chinês Chongqing Dangdai - com um acordo de três temporadas.
Neste domingo, contra o Deportivo La Coruña, Iniesta pode conquistar seu 9º título do Campeonato Espanhol.
Além dos títulos de La Liga, Iniesta venceu seis vezes a Copa do Rei, sete Supercopas da Espanha, quatro vezes a Champions League e três Mundiais de Clubes.