A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, programou uma série de atividades para a semana em que se comemora o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. A intenção é estimular a conscientização, o respeito e os cuidados com o plantio e a preservação das árvores do município. Entre as ações estão a doação de mudas de espécies nativas do cerrado em escolas, associações e creches; práticas educativas; palestras e a renovação do convênio com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, que garantirá a continuidade do trabalho.
A secretária da pasta, Izabel de Paula, destacou a importância da programação também para a valorização da arborização da cidade, tanto da área urbana como rural. “Sabemos que isto assegura mais qualidade de vida para a população, oferece maior conforto térmico, além de ajudar na manutenção da umidade relativa do ar. Muitas vezes, as árvores passam despercebidas e, por isso, nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a relevância desse bem tão valioso”, enfatizou.
21 de setembro foi a data escolhida para comemorar o Dia da Árvore em razão do início da primavera no hemisfério sul, que começa em 23 de setembro. A data transcende atos simbólicos e deve chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas que combatam a exploração ilegal das árvores e estimulem a sua conservação.
CURIOSIDADE
Você sabia que cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente?
- Norte (Castanheira);
- Nordeste (Carnaúba);
- Centro-Oeste (Ipê-Amarelo);
- Sudeste (Pau-Brasil);