Nova 01

Nova 01

O encontro da poesia que liga rios e almas



Vindo de Brasília, a circulação do espetáculo "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces"  passará por Imperatriz e depois seguirá para São Luís, São Paulo e Rio

Depois de ter sido assistido por mais de 10 mil pessoas ao longo de 17 anos de trajetória, trazendo um encantador clima intimista e aconchegante, com cheiro de doce, cravinho, caramelo e boa prosa,  "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces", que volta à cena teatral dos  de Imperatriz, na quarta e quinta (22 e 23/03), às 20h, no Teatro Ferreira Gullar (Rua Simplício Moreira, 1771, Centro), com ingressos a R$ 10,00 ( meia entrada) e com censura de 14 anos.Depois, segue para os palcos das cidades de São Luis(MA), de São Paulo/capital, do Rio, encerrando a temporada patrocinada pelo Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do DF, em maio, em Ceilândia (DF). 

Acessibilidade
Vale a pena enfatizar que a peça contará com um intérprete de Libras e Audiodescrição permitindo que SURDOS e CEGOS possam aproveitar esse belo momento.

"Em nossos corações, Cora Coralina, ainda está ali, em uma das portas daquele casarão, às margens do rio Vermelho. Ela segue debruçada na janela da Casa Velha da Ponte, observando as pessoas e o rio.  Imperatriz e  Cidade de Goiás (onde ela nasceu) tem essa vocação de lugares nos quais os rios são protagonistas de esperança e de dor. São cidades que evocam poesias, sonhos e belezas", revela a idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz.

É uma boa oportunidade para quem quiser conhecer um pouco do universo da goiana, Cora Coralina: poetisa,  contista e doceira, e para muitos especialistas, uma mulher forte e libertária, e que mesmo sem saber, empunhava a bandeira de gênero com profunda intensidade numa identificação com as mulheres que vivem em opressão machista e sexista. Por isso, a jornada do espetáculo será iniciada no mês de Março, mês no qual as mulheres reafirmam suas lutas históricas por justiça social, igualdade de direitos, pelo fim da violência e por tantas outras bandeiras que tremulam pelo amor e com amor.

"Cora Coralina nos inspira nessa luta, pois ao longo de sua vida foi muito atuante em várias frentes de lutas e políticas. Foi convidada a participar da Semana de 22, em São Paulo, encontrando a partir deste movimento o impulso libertário para sua escrita. Por meio de uma revolução pessoal, literária e cultural ela se envolveu ativamente em movimentos políticos de empoderamento feminino, imprimindo seu nome não somente nas páginas literárias, mas tornando-se uma referência nacional, de engajamento, de superação e atrelamento às suas raízes culturais. Trabalhando em outras causas, como a dos idosos, das crianças, dos indígenas, dos pobres, dos presidiários e dos excluídos, chegando a fazer votos na 3ª Ordem Franciscana em 1937", afirma Lilia Diniz. 

O espetáculo
Premiado pela Funarte com o Prêmio Myriam Muniz/2014,  "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces é um espetáculo cênico-poético-musical, no qual os pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina, são costurados por meio de seus versos e contos. A encenação é permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás. O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana, que é feito em cena, fica pronto para degustação ao final do espetáculo.

"Todas as vidas foi o primeiro poema que li dessa mulher, que veio a ser parte da minha vida profissional e pessoal de modo intenso, intrínseco e permanente. De 1996 até agora, Cora Coralina passou a conduzir-me pelos caminhos saborosos, dolorosos e amorosos de sua poesia. Ela chegou pelas pessoas, as quais me emprestaram livros e me contaram histórias de suas visitas à casa velha da ponte, dos momentos entre um poema por ela recitado e um cafezinho ou doce servido naquela cozinha. O desejo de interpretar seus poemas e contos germinou, inevitavelmente, adubado pelo encorajamento daqueles que amam a escritora e seus laboriosos escritos forjados na lida com as plantas e suas flores e frutos, no calor do fogão à lenha e seus doces, sustento de suas publicações", explica a atriz. 

Lilia Diniz ressalta que "Cora afirma ser mais doceira e cozinheira que escritora e me ensinou a necessidade da espera para o espetáculo ficar no 'ponto'. Se achegaram dois seres encantados da música, Maísa Arantes e Léo Terra, com as notas que desde sempre ouvi nas paredes dos poemas. Cá estamos com doces, poemas, contos, cantigas... No ponto? Ainda não. Há muito o que se apurar. Servidas? Servidos?", oferece.


Serviço:
"Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces" 
Onde: Teatro Ferreira Gullar (Rua Simplício Moreira, 1771, Centro)
Quando: Na quarta e quinta (22 e 23/03), às 20h, 
Quanto:  R$ 10,00 ( meia entrada) 
Censura: 14 anos

Circulação Nacional
São Luis/MA (25 e 26/3)
São Paulo/SP (08 e 09/04)
Rio de Janeiro (em marcação)
Ceilândia/DF (13 e 14/5).

Ficha Técnica
Monólogo | Duração: 70 minutos
Seleção de Poemas, Músicas e Interpretação: Lília Diniz
Direção: Adeilton Lima e Lília Diniz
Músicos: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Iluminação: Edvaldo Alves
Cenografia e Figurino: Miguel Mariano Mariano e Lília Diniz
Direção Musical: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Produtora Executiva: Suene Karim
Produção Local (Imperatriz): Lucas Alves
Assessoria de Imprensa: Keyane Dias e Marcos Linhares
Fotografia: Alice Maria Photography
Registro Audiovisual: Cinese Filmes
Identidade Visual: Nara oliveira
Redes Sociais e Designer gráfico: Valéria Amor-in e Alice Maria Diniz


Assessoria de Imprensa: Marcos Linhares
(61) 98405-8290

(61) 99905-5904 (Whats App)
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text