Serão implantados inicialmente quinze kits de piscicultura do tipo comunitário em seis municípios da bacia do rio Mearim
Empreender ações conjuntas de desenvolvimento na área de pesca e aquicultura é o objetivo de acordo de cooperação técnica assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima). O compromisso vai beneficiar municípios da área de atuação da Codevasf no estado.
“É um instrumento que facilita as ações compartilhadas e busca a compatibilização de esforços conjuntos em prol do desenvolvimento regional sustentável com ações focadas nas comunidades pesqueiras e aquícolas inseridas na área de atuação da Codevasf no Maranhão”, esclarece o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.
Já o secretário de agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser, disse esperar “que o acordo resulte na ampliação da renda familiar e no desenvolvimento da economia local.”
Dentre os objetivos específicos do acordo estão a implantação inicial de quinze kits de piscicultura do tipo comunitário - sendo três no município de Grajaú, dois em Joselândia, três no município de Magalhães de Almeida, outros três em Pastos Bons, dois em Tuntum e dois em Pindaré-Mirim.
Apoio da Codevasf
Os investimentos realizados pela Codevasf para fomentar a piscicultura no Maranhão já totalizam mais de R$ 700 mil, os quais foram destinados à aquisição de 240 tanques-rede, 20 barcos de alumínio, 20 motores de popa, equipamentos de suporte à produção e insumos.
Além dos equipamentos, também foram aplicados cerca de R$ 215 mil na recuperação dos viveiros da estação de piscicultura e dos sistemas de captação e drenagem do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de São Raimundo das Mangabeiras (MA).
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 - 4758/4448
E-mail: imprensa@codevasf.gov.br
Gmail: imprensa.codevasf@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Codevasf
1º/12/2016