A Cemar iniciou no mês de
abril a entrega da quitação anual de débito por meio da conta de energia. A
declaração na conta de luz substitui todos os comprovantes de pagamentos das
faturas de 2014. Conforme a Lei Federal 12.0007/09 todas as prestadoras de
serviços contínuos públicos ou privados (água, luz) devem emitir o comprovante.
A declaração de quitação será emitida pela Companhia Energética do Maranhão até
o mês de maio deste ano.
Na conta de energia, a
informação está documentada na área de cor laranja intitulada por Informações
para o cliente. Já para as faturas dos clientes de alta tensão, a
informação consta na área intitulada por Mensagens.
Apenas os consumidores com
as faturas quitadas têm direito de receber o comprovante de quitação. Caso o
cliente não receba a declaração é só ir a uma das agências de atendimento da
Cemar e regularizar a sua situação.
Para o Diretor do Procon no
Maranhão, Duarte Junior, esta é uma medida muito importante para os
consumidores, pois facilita e garante seus direitos, diminuindo também
possibilidades de cobrança indevida. “O Procon parabeniza a postura da
Cemar em divulgar a quitação anual de débitos nas contas de energia dos
consumidores que estão em dia com a concessionária. Esta medida está de acordo
com os direitos básicos do Código de Defesa do Consumidor, e é uma excelente
forma de facilitar e garantir que o consumidor comprove que realizou todos os
pagamentos do ano anterior.”, enfatizou Duarte.
Conservação da Conta
Com a declaração de quitação
em mãos, o consumidor pode se desfazer de todas as faturas anteriores, mas é
importante que ele conserve a conta de energia com a declaração de quitação.
Assim como a fatura do mês, todas as próximas contas precisam estar
conservadas, caso o cliente precise comprovar alguma informação. E, alguns
hábitos como dobrar ou amassar a conta de energia acabam diminuindo a vida útil
dos dados.
Com pequenos cuidados o
consumidor pode aumentar a durabilidade da conta de energia e com isso evitar
transtornos na comprovação das informações.
Confira:
- Evite dobrar ou amassar a
conta de energia. Com o tempo a tinta do lugar marcado começa a sumir;
- Se dobrar, faça isso com
os dados da conta voltados para fora;
- Evite contato com
plásticos, solventes e produtos químicos;
- Não exponha à luz, calor e
umidade excessiva.
Para mais informações é só
ligar na Central 116, entrar no site www.cemar116.com.br
ou acessar a fanpage da Cemar no endereço (facebook.com/cemar.ma).
Assessoria
de Imprensa da CEMAR