Prazo e que a TV seja instalada em um ano
Imperatriz - Na última terça (12) o professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo e diretor da TV UFMA em São Luís, Silvano Bezerra, visitou as instalações do campus Centro e Avançado de Imperatriz, para discutir a implantação da TV UFMA na universidade, já encaminhado, o projeto prevê a instalação no campus do Centro, por ser bem localizado e funcionar o curso de Comunicação Social.
Durante a visita ele olhou os equipamentos e a infraestrutura juntamente com o diretor do CCSST, Marcos Fábio, para planejar e encaminhar o projeto da TV em Imperatriz. "A visita é essencial para conhecermos o espaço físico e pensar tecnicamente como de fato será a TV no campus de Imperatriz, e quais equipamentos serão utilizados nas instalações físicas, queremos fazer isso o mais rápido possível”, explicou.
De acordo com ele é necessário colocar uma torre alta para que tenha um alcance maior e melhor, a estrutura física é considerada boa para receber os equipamentos. Está sendo encaminhado o pedido a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para trazer o sinal da empresa do governo, ficando sobre a responsabilidade da UFMA.
O diretor da TV UFMA também realizou um bate papo com os alunos e professores do curso de Comunicação Social, no auditório do campus Centro. Na ocasião explicou como esta sendo montado o prédio da TV na Cidade Universitária em São Luís, prevista para funcionar e transmitir a partir de junho de 2014. Recentemente foi feita uma licitação para compra do sistema de radiação em torno de 1 milhão. Estão sendo feitas negociações com o Ministério das Telecomunicações para discutir a programação da TV e terem própria faixa como geradora, já que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), possível parceira, é uma retransmissora.
Foram quatro projetos para colocar a transmissão em canal aberto, já ativado no canal 54 da TV digital. Os conteúdos e formatos dos programas já estão sendo produzidos. Serão instalados dois transmissores, atingindo 50 k e abrangendo cidades próximas a São Luís.
Ascom UFMA