Preocupado em garantir a execução e a manutenção dos Programas Sociais nos municípios de Estreito, Campestre, São Joao do Paraiso, Sitio Novo e Lajeado Novo, o deputado Léo Cunha (PSC) elaborou um projeto de indicação para que o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) sejam implantados nesses municípios.
O projeto contempla a viabilização de toda a estrutura física, como também da equipe de profissionais especializados para o funcionamento dos centros.
A iniciativa do deputado facilitará o acesso aos serviços de proteção social, ás famílias, aos grupos de pessoas e aos indivíduos em situação de risco social, incluindo-se ai as vimas de violência física e sexual, psicológica, negligência, trabalho infantil e os usuários de drogas.
O CREAS é o coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, além de ser o responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
Entre os objetivos do CRAS está a disponibilização dos serviços de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, buscando com suas ações priorizar a promoção da autonomia, das potencialidades e o fortalecimento das famílias e indivíduos.