Pacientes de outros
municípios atingem a marca de 70% dos atendimentos médicos
Humanizar cada dia mais o atendimento às pessoas que diariamente buscam
os serviços médicos do Hospital Municipal de Imperatriz – HMI (adulto) e
Hospital Infantil de Imperatriz – HII tem sido a preocupação do prefeito
Sebastião Madeira, da secretária municipal de Saúde, Conceição de Maria Madeira
e do diretor-geral do HMI, Alysson Mota.
Para
conseguir assegurar o atendimento, o prefeito Sebastião Madeira e toda sua equipe
vêm trabalhando para conseguir recursos do Ministério da Saúde que possam
cobrir as despesas proporcionadas pelo atendimento de centenas e até milhares
de pacientes oriundos de cerca de cem municípios dos estados do Maranhão, Pará
(sul e sudeste) e Tocantins (norte).
Levantamento
feito pela administração do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão)
registra que o hospital atende a até 70% de pacientes de outros municípios.
“Parece até que os prefeitos desses municípios só se preocupam em adquirir
ambulâncias para transportar seus doentes para Imperatriz”, ironiza o
mototaxista José da Silva Carvalho.
De acordo
com Mota, somente a clínica médica do HMI já chegou a atender 150 pessoas em apenas
um dia. O elevado número deixa claro que dezenas de municípios espalhados pelos
três estados estão deixando de atender até mesmo às necessidades básicas de
saúde dos seus pacientes. “O hospital tornou-se referência em várias
especialidades, mas não temos recebido os recursos que merecemos e precisamos”,
lamenta o diretor-geral da instituição.
Proveniente
do município de Amarante, a dona de casa Maria Antonia Alves foi atendida no
primeiro momento, mas por conta do seu estado, precisa de internação, mesmo
assim garante que está sendo tratada dentro da possibilidade do hospital.
Raimunda Alves, do município de Praia Norte (TO), afirma que, apesar da grande
quantidade de pacientes, foi bem atendida e vai retornar para casa.
Ações e avanços
alcançados nos hospitais do Município
Apesar das
dificuldades, tanto o hospital adulto quanto infantil realizaram dezenas de
ações e tiveram significativos avanços. “E isso se deve ao irrestrito apoio que
temos recebido do prefeito Sebastião Madeira e da secretária Conceição Madeira,
os quais cobram das equipes que procurem a cada dia humanizar o atendimento nos
hospitais do município”, observa Alysson Mota.
O
diretor-geral do HMI destaca, entre estas ações, a implantação de mais UTIs,
principalmente infantis; a criação e climatização de alas aos portadores de
HIV; a implantação de um salão de beleza; recuperação da
capela ecumênica; melhoria da recepção, das áreas de observação, além da
construção, reforma e equipagem nos postos de saúde.
Alysson Mota
destaca, sobretudo, a ampliação do número de especialidades que o hospital
passou a atender. O centro de cirurgia do HMI já realizou com êxito as
cirurgias de bucomaxilo e leporino, cujos procedimentos só eram possíveis ser
realizados nas capitais mais próximas. “Hoje ninguém mais precisa deixar
Imperatriz para realizar tratamento desse gênero”, informa o diretor.
“Apesar de
realizarmos tratamento na área de ortopedia para atender toda essa demanda,
infelizmente não recebemos do Ministério da Saúde os recursos inerentes a esses
serviços”, lamenta. Vale ressaltar que as pessoas acometidas de acidentes dos
mais diversos, em toda região tocantina, principalmente automobilísticos, são
encaminhadas para atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz.
O diretor do
HMI aponta como avanços a implantação de mais uma UPA (Unidade de Pronto
Atendimento) que deverá ser inaugurada em breve; a implantação de um aparelho
de ressonância, que já está sendo licitado; a instalação de uma usina de
oxigênio e reforma do pronto socorro.
Alysson Mota
informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai convocar de
imediato as pessoas que passaram no concurso público para assumirem suas
funções nos hospitais e postos de saúde. Ele observa que, de imediato, serão
convocados médicos e enfermeiros. Mota lembra que a secretária Conceição de
Maria Madeira está cobrando de todos os servidores que humanizem a cada dia o
atendimento da saúde no município.
Domingos Cezar e Kayla
Pacheco / Comunicação