Cavalgada abre programação da Expoimp 2012
0
julho 09, 2012
O som do berrante, carroças enfeitadas, pessoas montadas em cavalos e trajadas com botas, calças apertadas, chapéus e fivelas, anunciavam o início de mais uma cavalgada em Imperatriz. O evento, que marcou a abertura da 44° Expoimp, aconteceu na manhã deste sábado, 07, e reuniu milhares de apaixonados e adeptos do estilo country. É o caso do peão Leandro Gomes, que participa há 7 anos da cavalgada. “Eu me identifico e gosto demais desse evento, tanto é, que sempre participo com meus amigos. E a cavalgada de Imperatriz, para mim, é a melhor do Maranhão”, avaliou.
Dentre os participantes da cavalgada, as carroças se destacavam por sua ornamentação e seu número expressivo – 609 carroceiros foram cadastrados no evento. Um deles foi o carroceiro João Lima da Cunha, 63 anos. “Trabalho na cavalgada já há 8 anos. E sempre é um dia de alegria que a gente tem, pois, hoje, conseguimos ganhar por umas duas, ou três semanas de trabalho, pois agente consegue 300 ou 350 reais no aluguel da carroça”, comentou.
Também, as comitivas cada vez mais ganham espaço na cavalgada de Imperatriz. “Esse é o segundo ano da nossa comitiva no evento. Só que o ano passado, começamos apenas com 50 pessoas. E hoje, estamos com quase 410 participantes”, afirmou o organizador da comitiva Cavaleiro sem cavalo, Diogo Araújo Saraiva.
Para os ambulantes que vendem na cavalgada, o evento é uma ótima oportunidade para ganhar um dinheiro extra. “Agente tem que aproveitar essas festas para ganhar um dinheirinho e aumentar nossa renda. Também é um momento da gente poder se divertir um pouco e sair de casa”, declarou a vendedora Lenir da Conceição Sousa.
Por ser realizada no período de férias, a cavalgada de Imperatriz contou com a participação de várias pessoas de outras localidades. A piauiense, Jade Ariel, veio pela primeira vez à cidade e se encantou com o evento. “Estou achando tudo lindo. Nunca tinha participado de nada parecido, pois para o estado do Piauí não temos muito essa cultura de cavalgada. Eu me encontrei no mundo do sertanejo, do cavalo. E ano que vem, eu vou voltar a Imperatriz, já preparada para a cavalgada”, garantiu.
Segurança
Durante todo o percurso da cavalgada, a Polícia Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) garantiram a segurança do evento. Segundo o capitão da Polícia Militar, Alan Camelo, aproximadamente 60 policiais participaram da operação.
De acordo com o coordenador da operação da Setran, João Jerônimo dos Santos Filho, a secretária de trânsito disponibilizou três viaturas para acompanhar a cavalgada. “A Setran está com três viaturas, uma na frente, uma atrás, e uma na retaguarda pegando os agentes que ficaram retardatários e levando os mesmos aos cruzamentos das vias transversais para interditar o trânsito”.
Autoridades
A cavalgada contou a presença do Prefeito Municipal, Sebastião Madeira, do deputado federal Chiquinho Escórcio, do deputado estadual, Léo Cunha, do vereador Rildo Amaral e de diversos nomes importantes do cenário regional. Ao prestigiar o evento, o prefeito Sebastião Madeira, declarou que a cavalgada atesta a pujança da nossa cidade e alegria do povo de imperatrizense. “É um movimento que cada vez maior está crescendo, e só faz agente se orgulhar de Imperatriz”, frisou.
A cavalgada percorreu as ruas 15 de novembro, Gonçalves Dias, Coronel Manuel Bandeira, Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e seguiu pela BR-010 em direção ao Parque de Exposições. (Assessoria)