O Programa de Acesso à Educação Superior, o PAES, da Universidade Estadual do Maranhão, Uema, tem a primeira etapa realizada no próximo domingo, dia 13. Para 2012 serão ofertados quatro cursos a distância e 27 presenciais para todo o estado. Alguns cursos têm até duas habilitações. Os candidatos disputaram 4.480 vagas, divididas entre o primeiro e segundo semestre.
Em Imperatriz, apenas o curso de Administração Pública será no método a distância, enquanto outros dez são presenciais, como Letras com habilitação nas línguas portuguesa ou inglesa e Ciências com habilitação em Química e Matemática. Para a cidade são 600 vagas disputadas entre os mais de 3.400 candidatos inscritos. Segundo a direção da Uema, entre os cursos mais procurados no Município estão os de Administração, Engenharia Florestal e História.
Os portões serão abertos às 12h (Horário do Maranhão) e as provas serão realizadas de 1h às 6h da tarde nos seguintes locais:
1 - Escola Nascimento de Morais (Rua Leôncio Pires Dourado, Praça da Bíblia)
2 - Complexo Educacional Amaral Raposo (Rua Coriolano Milhomem, Centro)
3 – Escola Dorgival Pinheiro de Sousa (Rua Simplício Moreira, Centro)
4 – Escola Graça Aranha (Rua 13 de maio, Centro)
5 – Escola Governador Acher (Rua Coronel Manoel Bandeira, Centro)
6 – Universidade Federal do Maranhão, UFMA (Rua Urbano Santos, Centro)
7 – Universidade Estadual do Maranhão, UEMA (Rua Godofredo Viana, Centro)
![]() |
| Expedito Barroso |
Expedito explicou que na primeira etapa a prova é objetiva e de caráter eliminatório, com questões de língua portuguesa, ciências naturais, ciências humanas, filosofia e sociologia. De acordo com ele, a segunda etapa está marcada para o dia 18 de dezembro com as provas discursivas com questões específicas, além da redação. A previsão é que o resultado do exame que será realizado neste domingo saia até o início do próximo mês.
O vestibular da Uema esse ano tem uma novidade: “no Paes desse ano, a universidade coloca o sistema Universal e o sistema de cotas para afro-descendentes e indígenas. Também estamos discutindo, talvez para 2013, a adesão do Enem, mas nada ainda confirmado”, informou Expedito Barroso.
Para mais informações:
(Assessoria de Comunicação)

