COMOÇÃO MARCOU ENTERRO DE ADOLESCENTE MORDIDO POR JACARÉ
ENFERMEIRA FOI INFELIZ, DIZ MORADORES “Só da próxima vez, porque dessa não dá mais”!
Uma enfermeira cujo nome ainda esta sendo levantado pela reportagem teria sido infeliz em suas declarações após detectar que o menor das iniciais V.S, não teria recebido o devido atendimento médico em Governador Edison Lobão.
De acordo com testemunhas, o menor V.S, de apenas 15 anos de idade teria sido atacado por um Jacaré, fato ocorrido a cerca de dois dias em um riacho nas imediações da cidade.
O jovem foi levado ao Hospital, atendido por uma enfermeira, o ferimento recebeu vários pontos, mas a criança não teria tomado nenhuma vacina antitetânica, também denominada toxóide tetânico (TT), de aplicação intramuscular, que contém 10 a 20 UI do toxóide, adsorvido em hidróxido de alumínio.
A vacina é indicada para indivíduos com idade acima de sete anos. A vacina antitetânica (TT) só deve ser utilizada na falta da vacina dupla do tipo adulto (dT).
Após pontear o local do ferimento o garoto foi mandado de volta para sua casa e as dores foram aumentando ao ponto de que a criança fosse levada de volta ao Hospital de Edison Lobão. A pedido da família os pontos foram retirados onde foi constatado infecção grave, questionada pela família sobre o porque que a criança não teve um atendimento a altura,a enfermeira teria dito: “Só da próxima vez, porque dessa não dá mais”!
A CRIANÇA teria sido conduzida as pressas para Imperatriz, mas não resistiu e acabou morrendo. No enterro acontecido ontem à tarde no cemitério municipal de Edison Lobão, uma multidão pedia JUSTIÇA e o afastamento da enfermeira para evitar uma tragédia maior.
Profilaxia do tétano após ferimentos
1) Limpeza do ferimento com água e sabão e desbridamento profundo, se necessário, o mais rápido possível;
2) Não há indicação de penicilina benzatina. O uso de outros antibióticos não tem valor comprovado;
3) A necessidade de imunização ativa (vacina) contra o tétano, com ou sem imunização passiva (soro ou imunoglobulinas) depende do tipo e das condições do ferimento, assim como da história prévia de vacinação.
