Políticas publicas para mulher- avanços e desafios, será o tema apresentado
Conceição Formiga disse que a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher foi um gesto concreto do compromisso do prefeito Madeira.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, completará este mês dois anos de funcionamento, criada em 15 de abril de 2009, a pasta é gerenciada pela ex-vereador Conceição Formiga.
Para comemorar e divulgar as ações da Secretaria da Mulher, Conceição Formiga confirmou que esta sendo montada uma vasta programação, ocasião em que será apresentando um relatório de gestão do biênio 2009/2010.
A secretária disse a reportagem que o evento terá a participação de uma palestrante que irá debater o tema: POLITICAS PUBLICAS PARA MULHER – AVANÇOS E DESAFIOS.
Em reunião ficou definido que o evento será realizado no auditório da secretaria da saúde – com horário a ser definido pela secretária Conceição Formiga.
Durante esta semana, a secretaria esta articulando junto aos grupos de mulheres, associações de donas de casa, clubes das mães a participação direta na programação. A presidente do Clube das Mães, Francisca de Assis Silva confirmou participação da instituição.
Conceição Madeira ressaltou ainda a importância da presença de secretários, autoridades e a comunidade em geral. “É uma das pastas mais novas da gestão e o desejo é a apresentação das ações, espero contar com a presença de todos” comentou Formiga. Ela disse ainda que a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher foi um gesto concreto do compromisso do prefeito Madeira com as mulheres de Imperatriz, e nesse evento será mostrado o resultado das ações desde de sua criação.
Ações
Desde sua criação, a secretaria por meio de sua secretária Conceição Formiga tem buscado entendimentos e ações em benefícios da mulher. Durante este período foi construído o muro da casa abrigo Drª Ruth Noleto, que deu mais s segurança aos abrigados, o funcionamento da casa, obedece às normas técnicas do Governo Federal, o acompanhamento pela equipe multidisciplinar (grupo com diferentes especializações funcionais que trabalham para alcançar um objetivo comum), trabalha com; (psicólogas, assistentes sociais, advogados pedagogas, as abrigadas.
Conceição Formiga ressaltou ainda a Inauguração do Centro de Referencia de Atendimento a Mulher em situação de violência domestica e familiar (CRAM - ) que funciona na Rua Pará, 102 – Ao lado do Templo Centro Central da Igreja Assembléia de Deus.
Acompanhamento
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher , afirmou que as mulheres vem recebendo atendimento personalizado. “Todas as mulheres que se dirigem aos serviços citados com encaminhamento recebem atendimento personalizado aos serviços da REDE DE ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLENCIA, contribuição da secretaria para garantia da estrutura de funcionamento da REDE. Conceição Formiga destacou ainda as iniciativas para que as reuniões possam acontecer, oferecendo oportunidade para que todos os serviços manifestem ações executadas pela REDE.
A REDE
A REDE DE ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLENCIA, - é constituída assim: Secretaria da Mulher, Vara Especializada da Mulher, Promotoria da Mulher, Delegacia da Mulher, CRAM, Caso Abrigo Dra Ruth Noleto, CREAS- Centro de Referência Especializado de Ação Social, IML – Instituto Médico Legal, DANT, e CRAS – Centro de Ação Social, que segundo ela na gestão Madeira saiu de 1, para 5 postos de atendimento em funcionamento, um deles na zona Rural,
Conceição Formiga destacou ainda a participação da sociedade civil, trabalho voluntario das seguintes entidades: Centro de Defesa de Direitos Humanos Padre Josimo, FORUM de Mulheres de Imperatriz e Conselho da Mulher.