Nova 01

Nova 01

Secretária anuncia ações da rede de assistência social

Miriam Reis disse que as ações integradas facilitam a vida do cidadão imperatrizense



A Secretaria de Desenvolvimento Social de Imperatriz (SEDES), realizou esta semana importante reunião com os coordenadores de programas desenvolvidos pela Prefeitura.
O seminário foi realizado com o objetivo divulgar as ações de todos os programas de forma interna. Miriam Reis (foto) espera que a rede de assistência social funcione de maneira articulada para atender as demandas da sociedade. A partir de agora cada coordenador passa a conhecer o trabalho do outro que coordena outra casa e a partir daí se ajudarem e ajudar a divulgar o trabalho.
Segundo Miriam, a SEDES tem um cadastro único através do bolso família e é a partir desse cadastro que a secretária conhece a realidade e a vulnerabilidade em todos os setores de Imperatriz. É a partir dessas informações que são implantados os programas na região identificada e a coordenação desse programa se articula com outros com programas para dar suporte para o outro.
Ela citou como exemplo o CRAS – Centro de Referencia Social, que atende a família de 6 a 17 anos, atende ainda a mãe, o pai e se você um problema dentro da família, a secretária já sabe automaticamente que essa mãe ou o pai estão fragilizados e os mesmos são encaminhados para o local devido para ajudar no problema.
As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS e em suas áreas de abrangências, compreendem:Cadastro Único - registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Bolsa Família, PETI, ProJovem, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual.
Miriam disse que geralmente acontecem palestras ou encaminha a pessoa para efetuar cursos técnicos e a partir daí eles passam ter uma renda. Ela disse também se o problema é psicológico ela encaminha para um profissional da saúde ou até mesmo se o problema é social, ela encaminha uma assistente social até o bairro para que o problema seja resolvido.”É uma rede de assistência para atender a família a partir do CRAS se articulando com todos os programas da Prefeitura.
Miriam Reis enfatizou o trabalho que vem sendo implementado pelo prefeito Sebastião Madeira por assistir e contribuir para que Imperatriz seja uma cidade cada vez melhor assistindo especialmente a família, as crianças e os jovens.
Ela disse ainda que todos os coordenadores, assistentes sociais estarão a partir de agora integrados para facilitar a vida do cidadão imperatrizense. Karla Maiza da coordenação de programas da SEDES, reforçou as palavras da secretária Miriam Reis afirmando que o imperatrizense terá mais agilidade no atendimento.


Conhecendo o CRAS
CRAS são unidades de execução dos serviços de proteção social básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial. Em Imperatriz o programa funciona em cinco regiões; Bacuri, Cafeteira, Santa Rita, Santa Lucia e em Coquelandia (Zona Rural).
Unidades de Atendimento - descentralizadas e vinculadas aos CRAS, ampliam o alcance e abrangência dos serviços executados. Facilitam na identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários.

Serviços e atividades para toda a família
Destinados aos usuários da assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

Modalidades de Serviços
Atendimento social - acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais como cesta básica, vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento das famílias, com prioridade às beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda; busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação / encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Ações socioeducativas - para crianças e adolescentes, jovens, adultos e famílias, pessoas idosas e lideranças comunitárias. Acontecem a partir da participação em grupos de famílias e ou indivíduos nas atividades educativas, de convivência e de incentivo ao protagonismo.
Qualificação profissional - ações de capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável de famílias e indivíduos. São cursos oferecidos nos CRAS, nos Centros de Qualificação Profissional - Liceus de Ofícios e em outros locais, que são disponibilizados por parcerias conveniadas.

Outros serviços e projetos complementares
Grupos específicos, como crianças ou jovens, participam de projetos realizados em parceria com órgãos governamentais ou não governamentais, envolvendo a participação da comunidade. Acontecem em diversas áreas e podem ser desenvolvidos em outros locais.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text