Imperatriz – O projeto da “coleta seletiva” implantado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) está funcionando em dois condomínios [Cristo Rei e Vereda Tropical] em Imperatriz. A informação é da secretária-adjunta da Sepluma, Rubenir Brígido.
Segundo ela, o objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva não recolhendo apenas resíduos sólidos, mas também o chamado óleo de cozinha. “Esse óleo é muito prejudicial ao meio ambiente, principalmente obstruindo a rede de esgoto, contaminando os lençóis freáticos, riachos e rios que cortam Imperatriz”, frisa.
A secretária-adjunta assinala ainda que a maioria das dona-de-casa também reclama de entupimento na rede de esgoto da residência. “Vamos implantar o projeto Óleo Solidário, com o slogan não ‘jogue na pia, jogue no litro’”, anuncia.
Ela revela que o projeto inicialmente contemplará escolas públicas e particulares, condomínios, restaurantes e locais de venda de frango assado. O projeto funcionará com a entrega de vasilhame para armazenamento do óleo de cozinha que será recolhido e repassado a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos.
Avaliação
Rubenir Brígido considerou positivo a realização do 1º Seminário de Resíduos Sólidos da Mesorregião Tocantina, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, no auditório do Palácio da Indústria e Comércio (PCI). “Tivemos um saldo muito positivo, com a participação de representantes de pelo menos 20 prefeituras das regiões sul e sudoeste do Maranhão”, disse.
Ela contou ainda que o seminário teve a participação de mais de 650 pessoas durante cada dia do evento, bem como de representantes do município de São João dos Patos, distante aproximadamente 450 km de Imperatriz. “Vamos apresentar um relatório final e entregar a todos os secretários municipais da Prefeitura de Imperatriz”, garantiu.
Reinaldo Barreto, coordenador do projeto “coleta seletiva”, defende a conscientização da comunidade imperatrizense durante o processo de implantação da “coleta seletiva”. “Temos que despertar esse sentimento de conscientização ambiental, logo em seguida implantamos depósitos”, disse.
Barreto propõe que seja realizado no dia 17 de junho o chamado “dia D” da coleta seletiva na cidade de Imperatriz. “E nesta data será comemorado o Dia Nacional dos Catadores, onde contaremos com a participação da entidade em Imperatriz”, concluiu.