Nova 01

Nova 01

II HIPERDIA

Semus promove semana de atividades de controle da hipertensão arterial





 Além de auferir a pressão arterial, o grupo também orienta sobre cuidados para o controle e combate à hipertensão, disse a coordenadora do programa Vanessa Aguiar



Como forma de conscientizar as pessoas para o tratamento da hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, durante toda a semana, o HiperDia, evento que faz parte da mobilização nacional em torno do Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado hoje (26).
As atividades em torno do HiperDia, que também inclui cuidados com a diabetes, foram iniciadas na manhã de ontem (25), na Praça da Bíblia. Amanhã, os atendimentos serão feitos no ponto de táxi do viaduto. Já na quinta-feira, o grupo estará na Associação do Idoso e na Escola Municipal Madalena de Canossa. A programação será finalizada na sexta-feira, com atividades no setor rodoviário.
A coordenadora do HiperDia, Vanessa Aguiar, explica a escolha dos locais onde serão desenvolvidas as atividades. “Escolhemos estes pontos da cidade para enfatizar [a campanha] com os trabalhadores. São pessoas que não tem tempo de ir até o posto de saúde verificar a pressão. As vezes até convivem com ela e não sabem”, argumentou.
Hoje a programação é diferenciada. Além dos atendimentos nas ruas, que acontecem no Calçadão e na Praça Brasil, os postos de saúde também vão se unir à campanha, orientando sobre cuidados e tratamentos da doença. Nesses locais, educadores físicos vão desenvolver atividades voltadas para os pacientes com hipertensão.
As programações incluem exercícios físicos, testes de glicemia, informações sobre cuidados nutricionais e cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além, é claro, de auferir a pressão arterial.
Em Imperatriz, as Unidades Básicas de Saúde do município contabilizam um total de 9,8 mil hipertensos.

Cuidados
Quem sofre de hipertensão precisa estar atento à quantidade de sódio nos alimentos. O sal presente em alimentos industrializados, bem como o sal de cozinha, são os maiores inimigos. Para a nutricionista do HiperDia, Jaizane Lobato, a dica é substituir estes compostos por outros menos nocivos. “O hipertenso deve comer com moderação e reduzir o sal de cozinha da sua alimentação. É possível, por exemplo, substituir este sal por ervas. Orégano e o manjericão, por exemplo. Você sente o gosto, mas não interfere na pressão arterial”. Segundo ela, o hipertenso deve aproveitar melhor as folhas presentes nas saladas.
Também é aconselhável evitar alimentos que possuam altas doses de sódio, como queijo e presunto. (Comunicação)



Ascom

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text