Os alunos poderão deixar de estudar, caso providências não sejam adotadas, para melhorar os pontos críticos da vicinal
Legendas:
Falta de estradas vicinais dificulta o escoamento da produção agrícola em Sítio Novo-MA
Estrada vicinal não oferece condições de tráfego em Sítio Novo-MA
Estrada apresenta diversos trechos de alagamentos em Sítio Novo-MA
Sítio Novo (MA) - A maioria das estradas vicinais que corta o município de Sítio Novo (110 km de Imperatriz) está em péssimo estado de conservação, comprometendo o escoamento de produtos agrícolas, da bacia leiteira e o transporte dos alunos do ensino básico e médio.
A estrada, que se transformou em trilha de rally, é um desafio para os produtores rurais dos assentamentos e povoados –Oziel Pereira, Água Branca, Monte das Oliveiras, Água Preta e Fazenda Grande-- que lutam para viabilizar, nesta época do ano, o escoamento da produção agrícola em Sítio Novo do Maranhão.
O lavrador Romax Rodrigues dos Santos lamenta a falta de conservação da estrada vicinal, com 40 km de extensão, que chegou a ser uma das principais vicinais de acesso de Sítio Novo a Grajaú. “A estrada está muito ruim e os carros que levam os alunos correm o risco de ficar atolados”, disse.
Ele lamenta que o município nada tenha feito para amenizar o sofrimento da população e garantir o transporte dos alunos que se deslocam em caminhonetes para escolas que ficam na sede de Sítio Novo. “Temos que utilizar girico (máquina) e jumentos para atravessar os obstáculos e transportar a safra agrícola”, conta.
O lavrador Neto da Silva, que mora na Vila Jibóia, distante 15 km da sede, também reclamou da situação lastimável da estrada vicinal que apresenta diversos pontos de estrangulamentos. “A estrada está cheia de buracos e com trechos que alagam e deixam veículos atolados”, afirma.
Transporte de animais
O motorista Vinicius Pereira de Morais disse à reportagem que os agropecuaristas também estão insatisfeitos com a falta de estradas vicinais para transportar o rebanho, embora reivindicações tenham sido feitas ao município. “A prefeitura, até o presente momento, nada fez por essas estradas vicinais, prejudicando o escoamento agrícola de Sítio Novo”, conclui. (Por Gil Carvalho)
Produtores rurais amargam prejuízos por falta de estradas vicinais
0
março 02, 2011