Jornal O Estado do Maranhão destaca em editorial
avanços conquistados pela administração municipal
Para o jornal, Imperatriz está vivendo em amplo e visível processo de mudanças
Prefeito Madeira (foto - centro assinando)tem encontrado dificuldades, mas vem colocando o municipio no caminho do desenvolvimento.
O jornal O Estado do Maranhão, em sua edição da última quinta-feira (10), destaca no seu editorial com o título “Imperatriz melhor”, os avanços nos mais diversos setores conquistados pela administração municipal. O editorial trás em foco, o “Carnaval da Gente”, fruto de uma parceria entre a prefeitura municipal e governo do estado, que se realizou num clima de paz e alegria, “sem que fosse registrado um só homicídio na cidade”.
Para fazer essa reflexão, o editorial se situou nos dados divulgados pelo delegado regional de Polícia Civil, Francisco de Assis Ramos e pelo relato do tenente-coronel Zanony Porto, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. Ele explica que para Imperatriz viver esse momento de tranquilidade houve uma combinação de fatores, “entre eles um bom trabalho preventivo das polícias Civil e Militar e uma conscientização cada vez maior do cidadão de que festa popular tem sentido de alegria”.
O editorial lembra que Imperatriz foi conhecida como uma cidade violenta, amargando esse tal estigma por décadas, principalmente pela ação do crime organizado, que por muito tempo alimentou a ação da pistolagem na região, “a ponto de essa influência nociva chegar ao poder público municipal”.
Observa, entretanto que, vocacionada para a riqueza, a cidade de Imperatriz está vivendo um amplo e visível processo de mudanças notadamente na sua base econômica. “Com uma industrialização crescente, recebe investimentos públicos para melhorar sua infraestrutura e os serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde e educação”, frisa o editorial, ressaltando que “a cidade se transforma até no seu modo de viver, caminhando para consolidar ainda mais a condição de metrópole”.
Adiciona que a Imperatriz de hoje é muito diferente da cidade de uma década atrás “e mudou para muito melhor, com sua população se conscientizando da sua importância e investindo em qualidade de vida”. Ressalta que tal investimento, passa também por um intenso combate à violência, com as melhorias do aparato policial que serve a cidade.
De acordo com o editorial, Imperatriz ainda não está de todo livre da pecha de cidade violenta, mas não há qualquer dúvida quanto às melhorias já conquistadas nesse quesito que manchou sua imagem por muito tempo. “A cidade tem de vencer ainda muitos desafios nesse campo, mas, a julgar os passos que tem dado, é certo que logo estará bem melhor, até com problemas, mas sem estigma”, conclui o editorial.
Humanização - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, leitor assíduo dos jornais que circulam na região, recebeu com alegria as menções que foram feitas à sua administração pelo editorial de “O Estado do Maranhão”, considerado o jornal de maior circulação no estado. “Isso, entretanto, não me envaidece, ao contrário, me incentiva a continuar com nossa disposição de trabalhar visando a melhoria de vida de nossa população”.
Sebastião Madeira entende que a violência está sendo muito bem combatida pelo estado, por intermédio das ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar. Ele ressalta, contudo, que a administração municipal colabora com esse combate à violência atraindo para Imperatriz grandes investidores, os quais estão proporcionando emprego, evitando que trabalhadores desempregados se voltem para a marginalidade.
O gestor imperatrizense, na qualidade de médico, se orgulha quando o editorial exalta os avanços na educação, mas principalmente, na área da saúde. Isso porque, ao indicar sua esposa a médica Conceição de Maria Madeira para dirigir aquela pasta, o prefeito apostou que teríamos a partir de então, ações que tornariam - como de fato já está acontecendo - uma saúde mais eficaz e mais humanizada, conclui o prefeito. (Comunicação)