Nova 01

Nova 01

Coordenação do Seminário de Resíduos Sólidos recebe mais de 600 inscrições de vários municípios

Rubeny Brigida (Sub secretária SEPLUMA) e Ivanice Candido Falcão (direita - Presidente COMMAM.

A coordenação do I Seminário de Resíduos Sólidos e Urbanos da Mesorregião Tocantina teve que encerrar as inscrições na última quinta-feira em face ao elevado número, que ficou acima da expectativa. A previsão inicial dos coordenadores era de receber cerca de 500 pedidos de inscrições, porém até o encerramento foram solicitadas 620 de pessoas residentes em vários municípios da região.
O evento se realizará nos dias 17 e 18 de março, no auditório do Palácio do Comércio, gentilmente cedido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio. O I Seminário de Resíduos Sólidos é promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Cáritas Brasileira, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM).
Com o tema “Lixo, responsabilidade de todos nós”, os participantes vão debater um problema que incomoda e preocupa autoridades e a própria sociedade civil, que é a destinação correta do lixo. Para que a discussão torne-se mais ampla, a Cáritas Brasileira – Projeto Reciclando Vidas está trazendo para o seminário pessoas de outras regiões do Brasil, com profundo conhecimento do assunto.
No evento também serão apresentados trabalhos de cunho científico de autoria de estudantes da área, os quais serão conhecidos e debatidos. Todos os assuntos a serem debatidos, de acordo com uma das coordenadoras, a secretária adjunta da Sepluma, professora Rubeny Brígida, devem ser em torno do tema proposto pela coordenação. Uma das mesas será coordenada pela Associação dos Catadores de Lixo de Imperatriz, entidade organizada pela Cáritas Brasileira.
Uma das coordenadoras do seminário, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM), bióloga Ivanice Cândido Falcão, afirma que o Conselho, por intermédio de seus membros, terá uma efetiva participação nos debates. “O Conselho não vai ser apenas um espectador, mas um participante ativo nas discussões que teremos no decorrer de todo o evento”, afirma Ivanice Cândido.
De acordo com Rubeny Brígida, a efetiva participação dos municípios previamente convidados é de suma importância, uma vez que a questão do lixo merece uma discussão muito ampla. Desta forma se debaterá a coleta seletiva do lixo, sua destinação, aterro sanitário, tudo isso visando encontrar uma solução para esse problema que, segundo a secretária adjunta, não é somente de Imperatriz, mas de todos os municípios desta região.
Desta forma, Rubeny Brígida e Ivanice Cândido destacam a qualidade dos palestrantes, os quais tiveram experiências exitosas e virão transmitir para os participantes suas experiências e projetos que poderão ser colocados em prática nos municípios que participarão do evento. As coordenadoras garantem que o prefeito Sebastião Madeira e o titular da Sepluma, Enéas Nunes Rocha, marcarão presença e receberão os representantes dos municípios que também se farão presentes.

BLOGUEIRO FLAGRA CRIME CONTRA A NATUREZA NO PORTO DA BALSA. Veja as imagens.

 FOTOS: Larisse Moraes. (Domingo 13 de março de 2011).

Imagens feitas na tarde de ontem. Rio Tocantins com muita sujeira no perimetro urbano


Sujeira assusta turistas.

Sacolas, plástico, garrafas PET, e outros...

Até cabo de vassoura foi visto...

Um amontado de lixo em outro trecho.


Agressão ao Meio Ambiente.

Esta sacola de lixo esperando apenas um empurrão para matar o nosso magestoso Rio Tocantins.

Mais lixo, é tanto lixo que até este pedaço de madeira foi localizado.
Mancha de óleo ao longo do Rio Tocantins, já na altura da Ponte Dom Felipe Gregory

O óleo ganhou toda margem do Rio Tocantins.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text