Nova 01

Nova 01

Cirurgias Oftalmológicas disponibilizadas em Imperatriz atraem um grande número de pessoas de outras cidades e prejudica atendimento local

Procedimentos clínicos e cirúrgicos de oftalmologia que atualmente são disponibilizados apenas por Imperatriz é o que tem ocasionado maiores filas de espera
Madeira: “Nenhuma outra cidade do Maranhão no momento está disponibilizando serviços clínicos e cirúrgicos dessa área, Imperatriz é a única que está oferecendo além das consultas, exames e cirurgias, e isso ocasiona grandes filas, principalmente de pessoas de outras cidades”
 A exemplo da manhã de ontem (04) – quando foram marcados exames e consultas oftalmológicas, todos os meses quando a Secretaria Municipal de Saúde libera marcação das especialidades, uma aglomeração de pessoas se formam no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes em busca destes procedimentos.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o número oferecido atenderia a população de Imperatriz tranquilamente se não fosse o alto número de moradores de outras cidades que conseguem burlar o sistema e comprovar residência no município, obrigando a Prefeitura a custear tratamentos sem receber os devidos repasses conforme prevê a pactuação existente.

De acordo com o Prefeito Sebastião Madeira, a sobrecarga é visível em função da deficiência de outros municípios que não tem condições de oferecer a maioria das especialidades, como é o caso da oftalmologia. “Nenhuma outra cidade do Maranhão no momento está disponibilizando serviços clínicos e cirúrgicos dessa área, Imperatriz é a única que está oferecendo além das consultas, exames e cirurgias”, ressalta Madeira.

O prefeito esclarece que mensalmente são disponibilizadas 900 consultas oftalmológicas consideradas básicas e 100 consultas oftalmológicas de catarata, além das cirurgias para correção de catarata e de pterígio. Ele acrescenta que “são realizados ainda centenas de exames considerados de alto custo como, por exemplo, mapeamento de retina, Acuidade visual, Biomicroscopia, Tonometria, Biometria Microscopia especular, Topografia da córnea e Ultra-som ocular”, acrescenta.

As consultas dessa especialidade são liberadas todo mês de acordo com o contrato vigente que determina um número de consultas e procedimentos a serem realizados mensalmente. Porém, existe uma demanda muito maior que a oferta, porque a secretaria de saúde atende um alto número de pessoas de outras cidades e os recursos que administra são baseados na quantidade de pessoas que residem aqui em imperatriz.

Quanto a logística, as consultas oftalmológicas são marcadas tanto nos Três Poderes quanto nas Unidades Básicas de Saúde reguladoras como Santa Rita, São José, Nova Imperatriz, Cumarú, Conjunto Vitória, Vila Nova, Vila Lobão, Cafeteira  e Vilinha; sendo que no centro de Especialidades Médicas Três Poderes da parte de oftalmologia são agendadas apenas consultas e exames para casos cirúrgicos, como os procedimentos para cirurgia de catarata.

Contudo, temos um quantitativo a ser atendido por mês e os profissionais prezam pela qualidade de atendimento, não podendo abrir agenda com um número maior de vagas. As filas da madrugada são justamente por que as pessoas sabem que o quantitativo oferecido se torna pequeno em função do grande número de pessoas de outras cidades.

“Se os pacientes viesse encaminhados do seu município, da forma como deveria, não teríamos as filas que temos hoje. Mas para regular isso há a necessidade da reformulação do plano de pactuação e o cumprimento por parte dos municípios pactuados, bem como um recadastramento do cartão SUS dos moradores de Imperatriz que possui cerca de 247 mil habitantes e mais de 600 mil cartão SUS”, explica o coordenador do Sistema de Regulação do Município, Bruno Costa.

Além de oftalmologia, o município oferece ainda as especialidades – Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cabeça e Pescoço, Cirurgia Ginecológicas Ortopedia, Pediatria, Otorrino, Endócrinologia, Pneumologia, Urologia, Gastro, Ginecologia, Cardiologia, Endoscopia e os exames: endoscopia, utrassons diversas, colonoscopia, Doppler e biopsias em geral entre outras especialidades.

Maria Almeida-ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text