Nova 01

Nova 01

SEMUS encerra Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno


Capacitações com oficinas e palestras estão sendo oferecidas  em diversas Unidades Básicas de Saúde do município
Em alusão as comemorações da VIII Semana Municipal da Amamentação que integra a 25º Semana Mundial, a Secretaria Municipal de Saúde realizou do dia primeiro ao dia (7) uma série de atividades voltadas ao incentivo ao aleitamento materno, bem como capacitações, oficinas e palestras em diversas Unidades Básicas de Saúde do município. 
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), nesse período as 42 Unidades Básicas que compõem a rede Pública de Saúde do município e os 05 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) receberam orientações a cerca da importância da amamentação.
“Cursos como ‘Práticas de Amamentação’, ‘Técnicas básicas do método Shantala e Ganguru’, além de palestras e atividades educativas foram realizadas nos Postos de Saúde, nos Cras e ainda no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) integraram nossa programação, tudo pensado para mostrar a forma mais indicada para realização correta do processo de amamentação e os direitos e as vantagens do aleitamento materno”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira.
Ela observa ainda que com as atividades desenvolvidas na Semana Municipal, as mães recebem o apoio que precisam para compreender a necessidade da amamentação exclusiva até 06 meses e complementada até 02 anos de vida ou mais. “Sem contar que nessa mobilização os profissionais da saúde conversam com as mães para dirimir as dúvidas sobre a prática de amamentar”, acrescenta a Valéria.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira ressalta que a Semana configura as ações de políticas públicas da saúde voltada para mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida das crianças de Imperatriz. “Além disso, com as atividades da Semana Municipal nós chamamos a atenção da comunidade para a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental para promoção da saúde e também, estimular as ações voltadas para a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje”, ressalta Conceição Madeira.
VIII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno
Sobre as atividades realizadas a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ressalta: “A Semana é comemorada mundialmente em mais de 129 países, mas antes em Imperatriz as mobilizações referentes à temática se concentravam apenas na maternidade. No entanto, o incentivo ao aleitamento materno se configura em um trabalho preventivo”.
Valéria acrescentou ainda “somente a partir da gestão do prefeito Madeira é que se teve essa preocupação em promover ações nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, estamos comemorando este ano a VIII Semana, graças ao emprenho do Prefeito e da Secretária Conceição Madeira que incentivam e promovem estas ações como esta que promovem qualidade de vida”.

Maria Almeida [ASCOM]

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text