O PNAIC é um
programa integrado, cujo objetivo é alfabetização até o terceiro ano do ensino
fundamental de todas as crianças das escolas municipais
Em Imperatriz, o PNAIC conta com uma equipe composta por treze orientadores de estudo e uma coordenação para dar suporte à formação continuada
No Dia Nacional
do Pedagogo (20 de maio), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de
Imperatriz realizou o III Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa, no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI);
com tema: “Ludicidade e Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização”.
Estiveram
presentes no evento: Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz; Pastor Luís
Carlos Porto, vice- prefeito de Imperatriz; vereador Enoc Serafim; Marinalva da
Silva, secretária municipal de educação; Cleres Carvalho, secretária adjunta de
ensino; Selma Soares, coordenadora local do PNAIC; Francisca Rita, coordenadora
do Setor de Assessoria Pedagógica; Francisco Messias, presidente do Sindicato
dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI) e
Juscelino Pereira, presidente do Conselho Municipal de Educação.
“O PNAIC é um
programa integrado, cujo objetivo é alfabetização até o terceiro ano do ensino
fundamental de todas as crianças das escolas municipais. Participaram do
seminário cerca de 250 professores. O PNAIC em Imperatriz conta com uma equipe
composta por treze orientadores de estudo e uma coordenação local que
desenvolve as ações de formação continuada”; explica Selma Soares, coordenadora
do PNAIC.
Selma explicou
ainda quatro princípios centrais serão considerados
ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O
Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2. O
desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre
durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início
da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de
circulação social e a situações de interação em que as crianças se
reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos
das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que
elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na
sociedade;
4. Aludicidade e o cuidado
com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de
aprendizagem.
Dentro dessa visão, a
alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter
clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de
métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Em sua fala aos
profissionais da educação o prefeito Madeira foi enfático: “Graças ao esforço e
a dedicação de vocês educadores é que temos os resultados indiscutíveis da
melhora do Ensino em Imperatriz. Trabalharemos até o último dia dessa gestão
com o mesmo afinco, lutando sempre para melhorar as condições de trabalho e a
permanente formação de todos os envolvidos nesta jornada”.
Luana
Barros [ASCOM]