Nova 01

Nova 01

Câmara Municipal sedia Encontro sobre Segurança Pública

Durante o evento, veio à tona necessidade do “Observatório da Violência”
Raimundo Primeiro
Representantes de diversas entidades, além de populares, prestigiaram, na manhã dessa terça-feira (3), o 1º Encontro Regional de Segurança Pública, realizado na Câmara Municipal de Imperatriz. Iniciado por volta das 9h, o evento conseguiu colocar em pauta e discutir os principais temas relacionados à segurança pública, com os painelistas respondendo perguntas formuladas por vereadores e fazendo um perfil dos programas desenvolvidos pelo aparelho de segurança pública em âmbito estadual.
Realizado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial, e das promotorias de Justiça de Imperatriz, o evento integra o Programa Institucional “Controle e Fiscalização do Sistema de Segurança Pública do Estado”, tendo por objetivo exigir o cumprimento do direito à segurança pública, garantindo à população segurança com qualidade, por intermédio da apuração dos crimes e combate à criminalidade, principalmente através do combate às drogas e controle externo da atividade policial.
O encontro foi aberto pelo promotor de Justiça José Cláudio Cabral Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial, que, em entrevista a O PROGRESSO, informou Imperatriz sediar a abertura da série de encontros que vai debater e apresentar soluções relacionadas à segurança pública no Maranhão, em face da sua importância, revelando que, no final, será elaborado um documento para posterior envio ao governo do Estado. O governador Flávio Dino (PCdoB) sinalizou positivamente para com a iniciativa do Ministério Público do Estado do Maranhão.
O prefeito Sebastião Madeira destacou o exitoso trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, semana passada, quando da tentativa de assalto a Agência do Correio, localizada na avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz. Esteve à frente da operação, o tenente-coronel Markus Lima, comandante do 3º BPM, situado no bairro Bacuri.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a questão da violência é um assunto sério e que não deve apenas ser tratado pela Secretaria de Segurança Pública e nem pelas policias, mas pela sociedade de um modo geral. “É um problema da sociedade, e, como tal, deve ser tratado, em toda a sua complexidade. Com a ação sinérgica de todos, a fim de que possamos enfrentar a violência, principalmente no momento em que a gente sente que ela explode, durante os momentos de crises. Estamos com o país em extrema dificuldade, com uma crise econômica, moral e política; o desemprego começando a rondar novamente os brasileiros. Portanto, tudo isso reflete, também, no aumento da violência. E só podemos encontrar uma solução para o problema, através de uma ação conjunta, de todos os poderes, de toda a sociedade”.

AUTORIDADES PRESENTES
A mesa de trabalhos do evento foi formada pelo promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial, José Cláudio Cabral Marques, representante, no ato, da procuradora-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha; promotor de Justiça Alessandro Brandão Marques, diretor das Promotorias de Imperatriz; promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial na Regional de Imperatriz; promotor de Justiça Frederik Bacellar Ribeiro, diretor da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão na Região Tocantina; Antonio Coelho Soares Júnior, promotor de Justiça de Imperatriz; tenente-coronel Markus Lima, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM); Eduardo Galvão, diretor Regional de Segurança Pública; tenente-coronel Edeilson Carvalho, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM); prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e o vereador José Carlos Soares Barros (PTB), presidente da Câmara Municipal de Imperatriz.

O vice-prefeito de Imperatriz, pastor Luiz Carlos Porto, participou do encontro e fez uso da palavra, falando da tribuna para o público que superlotou a Galeria do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, na manhã de ontem.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text