Nova 01

Nova 01

CDL participa de apresentação do Sebraetec e do “ALI”


Raimundo Primeiro
Empresários de diversas áreas, além de representantes de instituições parceiras, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, participaram, no final da tarde de sexta-feira (23-1), de uma palestra de apresentação dos programas Sebraetec e Agentes Locais de Inovação (ALI), realizada no auditório da Unidade Regional de Imperatriz do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).
O evento foi aberto por Márcia Maria, gestora de projetos da UR de Imperatriz do Sebrae, ressaltando a importância do envolvimento dos empresários como forma de garantir o sucesso de seus negócios, promovendo o fortalecimento do setor comercial.
Ministrada pelo coordenador do Sebraetec no Maranhão, analista João Berto dos Santos Ferreira, apalestra teve como objetivo ressaltar a importância da inovação e mostrar que o Sebrae dispõe de duas importantes ferramentas de apoio ao empresário que pretenda promover a inovação em seu negócio – o Sebraetec e o Agentes Locais de Inovação (ALI).
“O objetivo é conscientizar o empresário de que a sustentabilidade de seus negócios só acontece através da inovação e, para inovar, eles precisam de técnicas. E essas técnicas estão disponíveis aqui no Sebrae, com a ferramenta Sebraetec”, reforça João Berto, informando que o próximo passo é levantar as demandas dos empresários que participaram da palestra para diagnosticar quais são suas necessidades para que o Sebrae possa começar a planejar o atendimento.
Durante a palestra, João Berto informou ser a Internet o terceiro veículo de maior abrangência no Brasil, ficando atrás apenas do rádio e da TV. “As pessoas acessam a rede na palma das mãos, usando um aparelho celular”, frisou. De acordo com ele, o “planeta é competitivo e globalizado”, acrescentando ser fator imprescindível que as empresas promovam inovações.
A propósito, João Berto destacou ser o Brasil o quinto país do mundo em número de pessoas conectadas o tempo todo na Internet, ou seja, 105 milhões de brasileiros estão permanentemente interligadas.  Os números são expressivos. Mas, ressaltou o palestrante, inovação significa criatividade empresarial e foco. A inovação pode acontecer nos serviços, nos processos, no aspecto organizacional, na competitividade ou no modelo de negócio.
O empresário Gerson Gleydson Miranda, que atua na área de marketing digital, comenta que a palestra foi de fundamental relevância, pois buscou repassar a necessidade do processo de inovação nas empresas para que as atividades sejam consolidadas, ganhando espaço no hoje cada vez mais competitivo segmento dos negócios, onde empresas reais disputam espaço com lojas virtuais. “A palestra destacou a necessidade da inovação em nossas empresas, pois vai fazer com que a gente possa crescer profissionalmente”, reforça.
Para a gerente executiva da CDL Imperatriz, a administradora Aécia de Paulo, a palestra "buscou oportunizar aos empresários os meios que o Sebrae tem à disposição em relação ao item inovação, temática na ordem do dia atualmente no universo empresarial”. Segundo ela, Imperatriz e região passam por um momento promissor no que diz respeito ao setor econômico, com a chegada de grandes empreendimentos. “Portanto, a necessidade de informação sobre o que de moderno vem acontecendo no campo dos negócios”, conclui.
Conhecendo as ferramentas
O Programa Sebraetec permite o acesso das micro e pequenas empresas a conhecimentos tecnológicos existentes e disponíveis nas instituições de ciência, tecnologia e inovação.
O Programa Agentes Locais de Inovação(ALI) é um acordo de cooperação entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada.
Os Agentes Locais de Inovação visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para seus produtos.

Foto/Legenda
Crédito: Raimundo Primeiro
A palestra foi ministrada pelo coordenador do Sebraetec no Maranhão, João Berto dos Santos

__________________
Contatos:

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Telefones: 99 9198-9777 / 8142-0222
Assessoria de Comunicação – CDL/IMPERATRIZ
Raimundo Primeiro – assessor

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text